Sapatilha para ciclismo: por que usar?
Por JULIO BORGES DA SILVA | 04/11/2015 | SaúdeA prioridade que dá para a qualidade de seu pedalar não passa somente por um bom condicionamento físico e uma boa bike, passa também pelo uso correto de acessórios para ciclismo. Quando faço referências a acessórios para ciclismo, geralmente pensamos em capacete e roupa correto?
Correto, é o senso comum, porém acredito que quem lê este blog não faz parte do senso comum, busca uma melhoria contínua em relação ao seu desempenho em seu esporte favorito. Separamos cuidadosamente informações sobre uma parceria perfeita de dois acessórios indispensáveis: a sapatilha e o pedal clip!
Antes de falar da sapatilha...
... caso seja um ciclista um pouco mais experiente que o normal, o pedal clip é algo que já devem ter te comentado. Mas o que ele é e como funiona?
Você encaixa o que chamam de “taquinho”, posicionado na sola da sua sapatilha, direto no pedal clip e o melhor que é sem precisar forçar não, ele fornece um encaixe totalmente firme sem dispender de um esforço desnecessário.
Mas e agora que estou com o pé preso no pedal, é difícil retirar? É ainda mais fácil que conectar, só girar levemente o pé para o lado que ele solta!
Dificuldades
Nos primeiros dias de sapatilha + pedais clip é bom que faça alguns testes e treine bem esse encaixe e desencaixe antes de pedalar. É comum levar algumas quedas no início, não desmotive que logo na primeira semana você já se adapta.
A maioria destas quedas ocorre bem no instante da parada, então se previna e já desencaixe ao menos um dos pés antes de parar totalmente. Depois do primeiro mês você perceberá que seu cérebro já estará condicionado a fazer este movimento automático.
Vantagens do uso da sapatilha + pedal clip
#1 Aproveitamento da pedalada
Acredito que o ponto fundamentar em se optar por este conjunto está diretamente relacionado ao desempenho da pedalada. Olha caso esteja pensando em conforto no pé, esqueça, pois as sapatilhas são normalmente duras e nada confortáveis, diria que falar delas de uma forma suave, é falar que depois que você se adapta não liga.
Como a sapatilha prende seu pé ao pedal, acaba tendo um aproveitamento não só no chute e na descida do seu pedalar, mas no retorno também. Nos primeiros dias vai acabar tendo algum desconforto por não estar acostumado a utilizar os músculos que este tipo de pedalada exige, mas depois de algumas semanas vai notar a facilidade com o fortalecimento de sua musculatura e o aumento notório de desempenho.
#2 Segurança
É sutil essa relação acidente/segurança. Quando adquirir a experiência neste tipo de pedalada, vai notar que distrações são mais prejudiciais com o pé solto do que preso...
... Podem ocorrer possíveis escapadas de pé, o que realmente pode provocar acidentes mais graves do que imagina.
Outro detalhe em longo prazo é a correta posição dos pés ao pedalar. Muitos ciclistas ao sentir dores ou incômodos em pés e panturrilhas, acabam torcendo levemente um (ou os dois) pé(s) para diminuir esse tipo de dor. Isso é extremamente prejudicial ao ponto que pode causar lesões crônicas ao passar dos anos.
Mas qual sapatilha comprar?
Ótimo, se decidiu comprar sua sapatilha e melhorar o seu pedalar, vamos com calma! Por acaso você já sabe qual comprar? Bom em primeiro plano precisa entender qual o seu tipo de pedalada.
O teu objetivo é fundamental para essa escolha. Caso seja um experiente ciclista de asfalto é um tipo, caso seja ciclista de mountain bike outro e caso deseja pedalar como meio de transporte e já quer estar pronto para teu compromisso (ou trabalho) aí já estamos conversando de um terceiro tipo.
Este artigo procura trazer uma introdução sobre o uso das três:
- Sapatilhas para corrida: São geralmente mais duras e desconfortáveis, mas se você busca pedalar em estradas ou longas distâncias em terreno asfalto, são ideais para adquirir um maior desempenho. Procure levar sempre outro calçado em uma mochila, pois não da para caminhar direito com esta sapatilha.
Não a subestime, ela é uma das mais vendidas exatamente por contemplar o objetivo mais importante de um bom ciclista, a sua performance.
- Sapatilhas para mountain bike: Também com enfoque profissional, as sapatilhas para mountain bike tem uma peculiaridade: elas são flexíveis, o que permite um movimento melhor de seus pés. Pensando que quem opta por esse tipo de sapatilha objetiva utilizar em terrenos não tão perfeitos quanto o asfalto, ela é ideal para diferentes tipos de elevações, ondulações e pisos. Ela também não é muito legal para caminhar fora da bike.
- Sapatilhas tênis: Parecem realmente com um tênis e existem vários modelos estilizados no mercado. São tão ou mais flexíveis que as sapatilhas de mountain bike, a diferença é a altura do solado, que permite que caminhe dispensando de outro calçado auxiliar.
É ideal para quem pedala em alternativa ao transporte público ou a carros, você fica no estilo, melhora teu desempenho e ainda adquire um calçado bem confortável.
Independente do tipo de sapatilha que uses, será difícil perder esta mania depois de acostumar a pedalar com uma. Não sei do relato de uma pessoa sequer que se adaptou a utilizar sapatilhas e pedal clip e depois abandonou este uso. É realmente confortável e te faz trabalhar músculos que nem imaginava ter.
Mas eu terei que mudar meu tipo de pedalada?
Uma vantagem impressionante da puxada do pedal não tem relação direta ao desempenho e sim ao desenvolvimento da musculatura. Existem muitos que dizem aumentar a qualidade de sua pedalada devido ao poder puxar o pedal, eles têm razão, mas não leve isso ao pé da letra.
A maior quantidade de força imprimida para a velocidade da pedalada está ligado diretamente ao movimento de chutar e empurrar (para baixo), alternadamente entre os pés. O puxar vai desenvolver músculos pouco utilizados e com uma melhor musculatura mais fácil e forte será seu pedalar.
Desenvolva sua pedalada como já o faz, inicialmente preocupe-se com o clipar e desclipar da sapatilha na pedaleira e na posição correta dos pés, afinal o puxar auxilia, mas até que tenha uma segurança absoluta para aprimorar os detalhes, preocupe-se com seu pedalar convencional.
Outra dica...
... para ciclistas de mountain bike, é o ajuste das molas, que podem ser ajustados. No início, até ganhar segurança no sistema sapatilha + pedal clip, você pode deixar as molas mais frouxas.
Conforme for ganhando segurança em seu pedalar, as enrijeça para garantir melhor controle e desempenho.
Todas as dicas aqui apresentadas são apenas detalhes perto do que pode desenvolver como um bom ciclista. Não adiantam acessórios, pedais, capacete, um bom câmbio e uma boa bike se quem a utiliza não possui do comprometimento necessário para fazer deste hábito, um esporte de alto rendimento.
Como os leitores deste blog são interessados e transparecem isso no ato de aperfeiçoar tanto físico, quanto intelectualmente, estes simples toques sirvam de incentivo para o aprimoramento da performance de muitos.
O acessório principal!
Como já ressaltamos, a sapatilha é um acessório fundamental para quem quer subir vários degraus de desempenho em sua maneira de pedalar. Seja você um ciclista apaixonado, experiente ou de final de semana, os adendos necessários para que perceba sua evolução estão mais ligados a fatores mecânicos do que a fatores químicos.
É um leigo engano quem procura subterfúgios incorretos para atingir seus objetivos. As conquistas tornam-se pequenas e o esporte desnecessário para esse tipo de pessoa, deixando de lado o âmago do ser um ciclista.
Não se apegue a noticiários e informativos que depreciam e amedrontam nossa atividade como ciclista. O pedalar é uma arte desafiadora de um padrão de vida hegemônico da maioria das grandes cidades. Seja você aquele que procura um refúgio dentro de fragmentos florestais como um mountain bikista, ou utilize de via públicas como estradas para chegar além das fronteiras.
Para finalizar
Em um mundo de egoístas, mostre que sua arte é maior do que o individualismo a nós instaurado. Crie um grupo de amigos para aprender a utilizar a sapatilha, garanto a você, ao menos, boas risadas e um aprimoramento superior ao que atinja realizando essa atividade solitariamente.
Questões serão debatidas, a união melhor estabelecida entre este grupo e os objetivos individuais mais facilmente alcançados. O mais difícil não é ter condições de comprar um belo par de sapatilhas e pedais condizentes, mas o ato de disseminar a ideia de conjunto e de quebra de paradigmas.
Ciclistas mais tradicionais que não fazem uso de sapatilha podem apontar mil defeitos em relação a sua utilização, porém recomendo a você testa-las antes de tirar suas próprias conclusões. Um mês depois acredito ser impossível tirar esse hábito de você, com certeza contribuirá para só aumentar sua paixão por seu esporte predileto.
Se você gostou deste artigo, veja mais em www.bikeloko.com.br/dicas.