Salve Jorge e o estilo de gravar da autora Glória Perez

Por Telma Gomes Souza | 04/10/2012 | Sociedade

O estilo de fazer novelas da autora Glória Perez é peculiar. Diferente da maioria dos autores de novelas da Globo, Glória faz questão de escrever sozinha todas as cenas. Ela tem uma equipe de colaboradores, mas eles a auxiliam fazendo pesquisa. A autora diz que prefere que seja assim, já que constrói suas histórias de forma descontínua.

Esse modo tão particular de fazer ficção influencia na forma de gravar também. A próxima novela das oito, Salve Jorge, é um exemplo muito claro disso. A equipe gravou na Turquia as cenas que vão ao ar no meio e no fim da trama. A novela abordará o problema do tráfico internacional de pessoas a partir da história de Morena, uma moça de origem humilde que deixa o Brasil atraída por uma tentadora oferta de emprego na Europa. Ao chegar lá, ela descobre que a proposta era apenas um isca para levá-la até a Turquia, onde será obrigada a trabalhar como prostituta.

O hábito de Glória Perez é escrever depois de ver as cenas que já foram gravadas, por isso muitos personagens ainda estão sem origem definida na trama. A atriz Nanda Costa, que vive a protagonista Morena, é um dos poucos integrantes do elenco que pode se gabar de saber de onde sua personagem vem. Segundo o que já foi adiantado na sinopse de Salve Jorge, ela será uma moradora do Complexo do Alemão. Durante a ocupação do complexo de favelas pelas Forças Armadas, Morena conhecerá Theo, um Capitão da Cavalaria do Exército que será seu grande amor. Theo, interpretado por Rodrigo Lombardi, é devoto de São Jorge porque, quando criança, foi resgatado de um soterramento no dia do santo. Depois que ela já estiver na Turquia impedida de voltar para o Brasil, Theo irá à sua procura.

Nanda Costa e Rodrigo Lombardi sabem muito sobre seus personagens, se comparados à atriz Carolina Dieckman. A atriz será Jéssica, uma moça que está sendo obrigada a se prostituir na Turquia. A única certeza que ela tem é que a personagem foi para o exterior acreditando que trabalharia como modelo, e agora sofre nas mãos dos traficantes de pessoas. Segundo a atriz, 18 capítulos já foram gravados e ela ainda não sabe como Jéssica começa na novela, não sabe se a autora já definiu quem ela é ou quem são seus familiares. Embora saiba pouco sobre Jéssica, Carolina Dieckman afirmou em entrevista coletiva no lançamento da novela que esse é o papel mais dramático de sua carreira. A atriz está fazendo uma participação na trama de Glória Perez e já pode prever que o final da moça não será feliz. Ela acredita que Jéssica vai acabar morrendo, como acontece com tantas mulheres que vivem o drama de terem sido traficadas. Salve Jorge estréia no dia 22 de outubro.