Sala de Recursos Multifuncionais

Por Cirlei Konrad dos Santos | 21/11/2017 | Educação

Sala de Recursos Multifuncionais

Cirlei Konrad dos SANTOS[1]

Resumo: Sala de Recursos Multinacionais (SRM) é um espaço físico onde se possibilita a criação e o desenvolvimento de práticas inclusivas que favorecem a aprendizagem, o acolhimento e a interação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no espaço escolar.Este artigo tem como objetivo promover ações que favoreçam a interação do educando no grande grupo, para que se sinta protagonista no processo de aprendizagem e interação social.A pesquisa parte de um estudo de caso em que relaciona teoria e prática, onde foi analisado atendimentos na Sala de Recursos Multifuncionais, durante o ano letivo de 2016, em uma escola pública de um município de região metropolitana de Porto Alegre/RS. Foram realizadas observações diretas e indiretas, bem como entrevistas com familiares e profissionais que atendem os alunos com necessidades educacionais especiais desta escola. Concluímos que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é de fundamental importância para os alunos e sua família, pois é neste espaço que o mesmo é acolhido, juntamente com sua família, para uma anamnese, onde o profissional do AEE coleta dados referente à história de vida do aluno, sendo que esse referencial inicial possibilita ao professor do AEE agregar demais contatos que auxiliarão na coleta de informações acerca de possíveis atendimentos que o aluno possua ou tenha recebido, busca maiores informações junto a esses profissionais da saúde, através de Inter consultas e reuniões de rede. Somente depois destas informações é que se inicia o processo de adaptação deste aluno na sala de aula regular.

Palavras-chave:Aprendizagem; Sala de Recursos; Educação Especial; Interdisciplinaridade.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo encontrar estratégias e ações que favoreçam a socialização, interação e aprendizagem do educando no grande grupo, com trocas entre o professor do AEE e o professor da sala de aula, bem como a preparação de materiais e conteúdo que favoreçam as habilidades dos alunos, respeitando suas limitações e dificuldades.

A justificativa deste estudo se dá em função da curiosidade científica e necessidade da pesquisadora em buscar novas possibilidades de aprendizagem significativa e interação social dos alunos, buscando orientar e auxiliar o professor com materiais e novas metodologias, que favoreçam o educando no contexto escolar.

Acredita-se que seja possível acontecer a interação, socialização e aprendizado efetivo das crianças com necessidades educacionais especiais,mas para que isso ocorra, é necessário que se trabalhe de forma multidisciplinar, onde vários profissionais atuem em conjunto, com trocas de informações, conhecendo os alunos com suas especificidades, dificuldades e habilidades. O AEE é organizado com vistas à eliminação de possíveis barreiras ao acesso, a permanência e à aprendizagem no ensino comum.

Para exemplificar o que será evidenciado durante a consecução do artigo, será realizado um acompanhamento dos alunos no atendimento na Sala de Recursos e também na sala de aula comum, onde será observado como é realizado a adaptação em sala de aula comum, bem como a adaptação de materiais e troca de informações entre professores e profissionais da saúde que realizam atendimentos destes alunos.

Será abordado, inicialmente, a criação e o funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais, tendo como base estudos sobre o assunto. Estudiosos nos trazem como foi implantado e como devem funcionar os atendimentos. Será apresentado o estudo realizado, relatando como estes alunos são recebidos na escola, a sua adaptação, seus encaminhamentos necessários e o compartilhamento de experiências entre os profissionais.

Artigo completo: