Sais Minerais

Por nuno reis | 19/04/2010 | Saúde

O calor que se faz sentir nos meses de verão, provoca um aumento da transpiração corporal, pois este é o mecanismo de defesa do corpo para evitar que a temperatura interna suba em demasia. Para evitar essas perdas é necessário ingerir muita água. No entanto, para além da perda da água, o nosso corpo perde também sais minerais, pequenas moléculas fundamentais aos vários processos biológicos e que a maioria de nós se esquece.

Os sais minerais desempenham um papel fundamental nos ossos, músculos, cérebro, manutenção do PH e regulação da actividade enzimática (estruturas que desagregam e sintetizam macro moléculas como as proteínas, açucares e lípidos).

Desempenham um papel importante a nível ósseo, muscular, cerebral, na manutenção do pH e regulam a actividade enzimática (estruturas responsáveis pela degradação e síntese de macromoléculas como as proteínas, açúcares, lípidos). Estas moléculas dividem-se em dois grupos: Macrominerais e microminerais.

Do grupo dos macrominerais fazem parte o cálcio, sódio, potássio, cloro, magnésio, e enxofre. Nos microminerais iremos encontrar o ferro, cobre, colbato, zinco, manganês, iodo, selénio, crómio e flúor.

Esta grande variedade de minerais deve ser obtida através de uma alimentação rica e variada e no consumo de alguns alimentos integrais. Os processos industriais de transformação de alimentos muitas vezes diminuem consideravelmente ou até mesmo destroem os sais minerais.

Os sais minerais podem também ser obtidos através da ingestão de suplementos alimentares, no entanto deverá ser tida muita atenção no seu consumo pois por vezes a ingestão e exagerada de alguns sais minerais pode anular a absorção de outros.