Saiba mais sobre São Jorge, o santo que é destaque da novela Salve Jorge

Por Telma Gomes Souza | 15/10/2012 | Religião

De acordo com a tradição, São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano. O santo é um dos mais venerados no catolicismo, tanto na igreja Católica Romana e na Ortodoxa, como também na Anglicana. Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, sincretizado na forma de Ogum. Na literatura é imortalizado no conto em que mata o dragão. É um dos cartoze santos auxiliares. Sua memória é celebrada no dia 23 de abril. Em 3 de novembro comemora-se a reconstrução da igreja dedicada ao santo guerreiro. A igreja localizada em Lida, Israel, foi erguida a mando do imperador romano Constantino I, e hoje é o local em que os fiéis encontram as relíquias e parte de sua história.

São Jorge é padroeiro em diversas partes do mundo: Portugal, Catalunha, Inglaterra, Lituânia, Geórgia, Moscou e, não oficialmente, Rio de Janeiro (oficialmente a cidade tem como padroeiro São Sebastião). Além de cidades e países, o santo é padroeiro de distintos segmentos, como por exemplo os escoteiros, o clube de futebol Corinthians Paulista e a Cavalaria do Exército Brasileiro. Sua imagem estampa camisetas, adesivos, chaveiros e todo tipo de souvenir. O santo é pop, perde apenas para Che Guevara e Bob Marley no quesito difusão de imagem. A devoção, apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), se espalhou rapidamente por todo o mundo. A crença também tem origem na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões.

São Jorge é reverenciado nas diversas artes. O santo já foi lembrado na música, no cinema, nas artes plásticas, na literatura, dentre outras. A reverência da vez é a nova novela da Globo que estreia dia 22 de outubro, “Salve Jorge”. Escrita por Glória Perez e dirigida por Marcos Schechtman, o folhetim promete empolgar o telespectador com histórias de guerreiros da vida real. A novela sucede “Avenida Brasil”, grande sucesso de João Emanuel Carneiro.