Saiba mais sobre horário político
Por Telma Gomes Souza | 06/08/2012 | PolíticaNo Brasil, 2012 é ano de eleições municipais. No dia 7 de outubro, os cidadãos vão às urnas escolher seus prefeitos e vereadores. O horário político é um tempo reservado para a propaganda eleitoral dentro da programação das rádios e das TVs abertas de todo o País. O espaço é gratuito, garantido por lei e tem por objetivo possibilitar que os candidatos apresentem suas propostas de governo. A propaganda eleitoral é realizada em duas modalidades: em rede e sob inserções.
A propaganda em rede vai ao ar em duas partes, cada uma com 30 minutos de duração, de segunda a sábado. No rádio, a primeira parte será veiculada das 7h às 7h30 e a segunda parte das 12h às 12h30, hora de Brasília. Na televisão, o horário político será exibido das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, hora de Brasília. Segundas, quartas e sextas são dias reservados para os candidatos a prefeito e vice-prefeito. Terças, quintas e sábados são destinados aos candidatos a vereador. No domingo não há propaganda em rede.
Já a propaganda eleitoral sob inserções garante que os candidatos a prefeito e vice-prefeito tenham suas peças de campanha veiculadas nos intervalos comerciais da programação normal da emissora. Os partidos e coligações têm direito a um total de trinta minutos diários dentro da programação, nos sete dias da semana, das 8h à meia-noite, hora de Brasília. Entretanto, cada inserção não pode ultrapassar sessenta segundos. Os partidos e coligações devem elaborar e apresentar às emissoras um plano de mídia onde constarão os horários em que desejam que suas propagandas sejam veiculadas ao longo do dia.
Este ano o horário político começa no dia 21 de agosto e vai até 4 de outubro. Para alívio das emissoras de TV, ele termina antes do início do horário de verão, que está marcado para começar dia 21 de outubro. Se já é trabalhoso ajustar a grade de programação para fazer caber a propaganda eleitoral obrigatória, imagine se as emissoras ainda tivessem que lidar com os relógios adiantados em uma hora. Isso sem levar em conta a questão do fuso horário, pois o Brasil possui mais de um fuso, o complica ainda mais a situação.