Saiba como foi feita a abertura da novela Salve Jorge

Por Telma Gomes Souza | 30/10/2012 | Arte

Ao som de Seu Jorge, a abertura da novela “Salve Jorge busca alcançar a aceitação do público com imagens de um cavalo branco que cavalga pela Turquia, passando pelo Complexo do Alemão, deixando claro um pouco do que vem por aí na trama da autora Glória Perez. A abertura tem a assinatura de Alexandre Pit, diretor de criação, que pensou em um projeto criativo, mas que fosse de fácil compreensão para o telespectador.

Ao contrário do que pode parecer, a música só veio depois que o roteiro já estava pronto. A música foi encomendada, mas inicialmente não seria usada abertura. Assim como em outras novelas da Globo escritas por Glória Perez, em que a abertura homenageava o país em que o folhetim fazia locação, a canção que abriria “Salve Jorge” seria originária do país retratado, neste caso a Turquia. Mas a música de Seu Jorge veio sob medida para o vídeo, numa espécie de legenda. “Jorge vem lá da Capadócia/ Montado em seu cavalo/ Na mão a sua lança/ Defendendo o povo do perigo/ Das mazelas do inimigo/ Vem trazendo a esperança”, diz a letra.

A preocupação da abertura foi retratar um pouco da história de São Jorge. Na vinheta, o santo guerreiro passa pela Capadócia, sua origem, passa também pelo Complexo do Alemão, contextualizado com a trama, por Istambul e pelo interior de uma Mesquita. Houve o cuidado também de passar o simbolismo e a magia do santo sem fugir da realidade. O diferencial é o cavalo utilizado nas filmagens. O animal é treinado e adestrado para atuar dentro de estúdios. Foi necessário estudar o ambiente e preparar todo o piso para o animal. Segundo Pit, o estúdio era pequeno para um cavalo e o desafio foi imenso.

Pit ainda ressaltou as últimas cenas. “Tudo é muito cheio de detalhes. É difícil de perceber a cena final da pipa. Foi o jeito que a gente retratou a batalha final entre São Jorge e o Dragão. Cada vez que elas saem e voltam em cena, é uma imagem diferente”, reitera.