Sacolas Plásticas ? Um Mal Necessário?
Por DEGMAR AUGUSTA | 17/03/2008 | AmbientalAs pessoas em todo mundo vêm acordando para um grave problema ambiental: o grande número de sacolas plásticas e sua forma de descarte.
Se pararmos para pensar e puxarmos em nossas memórias, por certo nos lembraremos dos tempos em que vivíamos numa boa sem as "benditas" sacolas plásticas.
Saíamos dos supermercados, padarias, farmácias, enfim... Das compras, ilesos às vilãs do séc. XXI: sacolas plásticas.
Ocorre que indiscutivelmente somos da "lei do menor esforço" e diante da "evolução" as sacolas de tecidos ou mesmo os sacos de papel, perderam espaço para as sacolinhas de plástico que parecem já fazer parte da natureza.
Parte da natureza? Parece uma piada de mau gosto, mas não é! Infelizmente elas – sacolas de plástico - estão poluindo rios e córregos e entupindo bocas-de-lobo.
O que fazer então? Recusar as sacolinhas plásticas e ir às compras com a velha e boa sacola de tecido? SIM! Não há motivos para esperarmos que o governo faça algo se nós mesmos podemos usar o bom senso e diminuir, senão extirpar o uso de um "mal desnecessário".
Oras, paremos de reclamar e reclamar e vamos à luta por um mundo melhor e habitável!
Se o seu governo não faz, faça você! Ou será mais confortável esperar pela proibição do uso de sacolas plásticas para que criemos um pouquinho de consciência?
Aliás, somos a cultura do "faça você que depois eu faço". Ou mudamos a forma de encaramos as coisas e partimos para a ação ou seremos condenados a viver de reclamações a espera de alguém que dite o que podemos e o que não podemos fazer.
Degmar Augusta da Silva