Royalties do Petróleo

Por Marcela de Morais da Silva | 16/04/2010 | Tecnologia

No atual momento vivênciado pela economia brasileira, muito se tem discutido pela divisão dos Royalties do Petróleo.
Em todos, os lugares, seja em feiras de rua, shoppings,  nos hospitais, cinemas, praças, entre outros. Sempre se houve falar neste assunto, mas por que? Qual é esta magia que envolve o tema? Escasses do petróleo? Os sheiks árabes? A empresa é brasileira e o petróleo é nosso?
A questão defendida por alguns é que o mar é de todos, realmente é, a liberdade de ir e vir está na nossa constituição e o direito é utilizado por muitos.
Imagina se cobrássemos Royalties para ir à praia?
Pode parecer brincadeira, mas muitos dos telespectadores que ouvem os noticiários oriundos dos meios de comunicação, não tem a mesma noção dos telespectadores que vivem nas cidades mais afetadas por este segmento que chamamos de "Cadeia Produtiva de petróleo e Gás".
A estes competem assistir de camarote o que realmente estão passando as cidades, o crescimento rápido e as vezes até desordenado, a procura de mão-de-obra rápida, a mudança do comportamento das cidades, dos valores atribuídos a seus móveis, imóveis e produtos de consumo, ao trânsito caótico que aumenta mais rápido que a construção de uma nova ponte, de uma nova rua ou viaduto.
Essa "Participação Especial", não compete apenas à construçaõ de estádios para a copa de 2014 e às olimpíadas de 2016 como muito se houva falar, compete ao desenvolvimento das cidades, da segurança, entre outros requisitos.
Marcela de Morais da Silva - Tecnóloga em Petróleo e Gás.