Rotas de lisboa: baixa, sé e castelo

Por José Couto | 30/01/2012 | Sociedade

Rota típica do turista que começa a mover-se por Lisboa. Seu início é na Praça dos Restauradores, caminhando para o Sul. Do lado direito da rua pode-se ver a fachada modernista da estação ferroviária do Rossio, de onde sai alguns trens até Sintra. Junto à estação està a Praça do Rossio, onde começa a zona da Baixa.

A partir daí, a recomendação é passear pela Rua Augusta até a Praça do Comércio e observar o Elevador de Santa Justa (se alguém quiser subir, não compre o bilhete dentro do elevador, compre os chamados BUC de duas viagens no guiches que ficam na parte de trás. O mesmo conselho vale para o eléctrico). Depois de chegar até a Praça do Comércio, ver a vista do rio e da praça, pode-se voltar pelo caminho já percorrido até chegar na rua onde passa o eléctrico 28 e que corta perpendicularmente a Rua Augusta.

Existem duas opções: ou subir de eléctrico até o Castelo de São Jorge – não chega até a porta do Castelo, será preciso subir mais 100 metros – e depois descer andando para ver a Catedral. Ou subir andando, parar na Catedral e seguir depois para o Castelo. Na realidade, o caminho não é longo e não é preciso ir de eléctrico, mas é tão típico da zona que sempre recomenda-se um passeio.

O Castelo de São Jorge tem algumas das melhores vistas de Lisboa e está em um ambiente muito tranquilo. Por isso, o ideal é passar um tempo na cidade.

A rota não é longa e recomenda-se combiná-la com um passeio por Alfama, uma cerveja no terraço do bar Chapitô ou, melhor ainda, refazendo todo o caminho (ou passando por pela Baixa no eláctrico 28 e dar um passeio pelo Chiado)

Os principais hoteis em Lisboa oferecem informações e tour especiais para turistas. Consulte as páginas web das principais cadeias hoteleras para viver uma experiência inesquecível na capital portuguesa.