Roraima. Um Estado em desenvolvimento.

Por Terli Monteiro Ayres | 16/06/2009 | Economia

A economia do Estado se baseia no setor de serviços, na agricultura, na pecuária e no extrativismo. As principais atividades econômicas de Roraima são:  Administração Pública, Comércio, construção civil e agropecuária, com grande potencial para o turismo.

A maioria do território constitui-se de terras indígenas.

A demarcação das terras indígenas situadas na região da Raposa Serra do Sol no dia 19 de março de 2009, trouxe um clima de conflitos e desestímulo aos produtores de arroz. Esta questão trouxe a demissão de aproximadamente 30% dos funcionários do quadro fixo destas indústrias.

A Cultura no Estado tem as seguintes manifestações: artesanato, danças, música, folclore, literatura e culinária.

Foram consideradas colaborações culturais, as instalações de algumas bibliotecas em 2008 e em 2009 quatro municípios terão prioridade em ações nas áreas de livro e leitura. São considerados investimentos culturais: a construção de espaços como o Centro Turístico Multicultural na Orla Taumanan e Praça das Artes.

O crescimento do Estado de Roraima é constante, a população vem crescendo nos últimos anos, devida a migração de pessoas de outros estados em busca de oportunidades de emprego, implantação de empresas etc.
A economia de Roraima também está em crescimento, novas indústrias foram instaladas este ano no estado, o governo tem oferecido incentivos fiscais para amenizar a crise e o estado tem um forte potencial para o turismo.