Romance e Ditadura

Por Kaique Lucas da Silva Santos | 25/10/2012 | Resumos

O livro A Hora da Luta trás um romance com pano de fundo histórico

 

 O livro A Hora da Luta de Álvaro Cardoso Gomes apresenta o que inicialmente parece ser uma típica história de amor, mas tem o grande diferencial de trazer como pano de fundo os conflitos relacionados ao início da ditadura militar em 1964. O personagem principal, Beto, se envolve com a em alguns dos conflitos que marcaram a época, enquanto vive uma turbulenta história de amor com sua namorada Lúcia Helena.

No início da história Beto, que é um típico jovem do interior se muda para São Paulo e arranja emprego em um banco além de se matricular na escola Caetano de Campos. Lúcia Helena também se muda para a cidade, e vai morar com sua tia Olívia.

Beto, por influencia de seu colega Valentim, começa a participar de reuniões secretas dos estudantes esquerdistas que planejavam impedir que os reacionários tirassem o presidente João Goulart do poder. Beto se envolve profundamente nas manifestações que acontecem, mas isso pode acabar prejudicando seus relacionamentos e seu emprego.

A história se desenrola a partir desse ponto, explorando o relacionamento de Beto e Lúcia Helena além de eventos históricos como o golpe militar de 1964. Os tais eventos históricos, porém, não foram tão bem explorados quanto poderiam ter sido, desperdiçando um pouco do potencial do livro.

Os capítulos do livro são muitos, porém são extremamente curtos, o que pode ajudar na agilidade da leitura. Alguns desses capítulos, porém, não acrescentam muito à narrativa, podendo ter sido diminuídos ou até cortados. Além disso, a repetição de alguns termos e acontecimentos podem prejudicar a leitura.

Apesar dos empecilhos já citados, a narrativa é interessante e consegue prender o leitor, e os personagens são, em sua maioria, muito bem construídos. Temos Batata, o melhor amigo de Beto, Fernanda, uma garota liberal que faz parte da resistência, Nélson, o sujeito insuportável do trabalho, Valentim, o colega revolucionário e muitos outros. Todos eles são interessantes, e tornam a narrativa muito mais agradável de se ler.

O autor do livro, Álvaro Cardoso Gomes, tem uma extensa carreira de livros publicados, que incluem livros juvenis como A Hora do Amor, O diário de Lúcia Helena e A história final (três livros que contam com os mesmos personagens de A Hora da Luta, sendo um interessante complemento à história). Escreveu também livros para adultos como A Boneca Platinada, livros infantis como A Varinha Mágica e obras acadêmicas como Bocage.

O autor soube bem como conduzir a narrativa de A Hora Da Luta, mesmo o livro apresentando certos empecilhos para a leitura em alguns momentos. Pode-se concluir que o livro tem seus prós e contras, mas cumpre seu papel de entreter o leitor, o que, afinal, é sua principal função.