Roberto de Souza

Por RICARDO V. BARRADAS | 17/12/2009 | Arte

Roberto de Souza nasceu,em 24 de Fevereiro de 1948,na cidade do Rio de Janeiro,Brasil e mora desde sua infância no bairro em Ipanema, bairro que viu crescer e se transformar no centro da boemia intelectualizada e da melhor produção artística carioca e brasileira. Descendente de uma linguagem artística clássica,de renomados nomes como os irmãos Aurélio e João D'Allincourt,e por parte materna,da grande ceramista Lalu,a ela desde muito cêdo,também aderiu. Começou a estudar desenho de perspectiva e aquarela aos 16 anos com o renomado Professor Lacombe, passando a conviver com importantes pintores e professores da Escola Nacional de Belas Artes e no Museu Nacional de Belas Artes,no Rio de Janeiro,sendo fortemente influenciado por artistas renomados como Manoel Constantino,e pelo maior artista simbolista brasileiro Helios Seelinger,entre outros. Em 1963 torna-se discípulo dartista e profesor Oswaldo Teixeira. Trabalhou alguns anos com o artista Jaime Hora,em Salvador,Bahia. De volta ao Rio, estudou paisagem com Edgar Walter. A partir daí, freqüentou e acompanhou todos os importantes movimentos de Arte no Brasil,e no Exterior.Em 1969 foi um dos fundadores da Feirarte de Ipanema. Fundou a Casa de Cultura de Vargem Grande, O Centro Cultural da Faculdade Nuno Lisboa e o Atelier Ipanema de Artes. Fez o painel "Vista da Bahia de Guanabara" para a Faculdade da Cidade. Em 1970, já como auxiliar de aula do Prof. Oswaldo Teixeira, freqüentou o IBA, quando passou a participar ativamente do mercado de arte nacional e internacional.É titular da Academia Brasileira de Belas Artes,e possui,inúmeras condecorações,prêmios,títulos,nas Belas Artes,no Brasil,e no mundo inteiro.
É jurado em vários importantes salões de Arte,sendo um dos poucos artistas "hour-concour" do Salão Nacional de Belas Artes.
Roberto de Souza pintou retratos de Jorge Amado, Gisella Amaral, Roberto Campos, Roberto Requião,Anthero Barradas,e do Marchand Ricardo Barradas,e também de inúmeras outras personalidades do jet-set nacional e internacional.O artista,já realizou 7 grandes individuais e participou de mais de 30 coletivas no Brasil e exterior,inclusive em Paris,Portugal,e na América do Norte.
Atualmente possui obras nas seguintes galerias: Galeria Contorno, Galeria TNT, Galeria Rembrandt, e com o marchand Ricardo Barradas, no Rio de Janeiro; A Galeria, em São Paulo; Época, em Goiás; Alencastro Guimarães, no Rio Grande do Sul; Beatriz Telles Ferreira, em Florianópolis; Ana Terra, no Espírito Santo e Arte House, em Portugal.
Nos últimos anos sua pintura passou por algumas mudanças,efocando mais seu lado paisagista, tendo como estilo o impressionismo rápido e vibrante,e como tema as belas praias de IPANEMA,URCA,e COPACABANA,assim como outros tantos lugares pitorecos e bonitos da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro,e do Estado,com sua exuberante Mata Atlãntica. No momento, sua inspiração se detem na extensão particular e peculiar de sua visão para com o urbano,bucólico e romantico,tão característico do Rio de Janeiro,e alternadamente mantem aulas de pintura em seu atelier,conhecido como Atelier Roberto de Souza.