RFID - Minimizando os furtos e riscos no estoque

Por Fernando Alex Paulo | 31/03/2013 | Adm

RFID minimizando os furtos e riscos de falhas no estoque de um CD

O RFID é uma tecnologia utilizada para acessar dados armazenados em um microchip acoplado numa pequena antena,  realizando a detecção e identificação automática de objetos nele afixado.

Um sistema de RFID é composto, basicamente, de uma antena, um transponder, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, onde a leitura envia por meio de uma antena, sinais de radiofrequência em busca de objetos a serem identificados. No momento em que um dos objetos é atingido pela radiação, ocorre um acoplamento entre ele e a antena, o que possibilita que os dados armazenados no objeto sejam recebidos pelo leitor. Esse trabalha a informação recebida(identificação) e envia para o computador.

Este sistema inteligente pode atuar constantemente monitorando o ambiente físico ao seu redor, a infra-estrutura pode ajudar a aumentar a visibilidade e controle sobre eventos do mundo físico que norteiam decisões de negócios.

Empresas de todos os tipos dependem cada vez mais de estratégias de diferenciação para sobreviver. Isso fica ainda mais evidente em segmentos fortemente vinculados ao consumidor final, como o varejo, na qual economizar em investimentos tecnológicos pode ser sinônimo de perecer. Nesse aspecto, uma das soluções passíveis de promover competitividade é a tecnologia RFID. Esta pode ser implantada em produtos, permitindo que milhares deles sejam rastreados e controlados à distância além da integração com outros sistemas, que a torna ainda mais completa.

Atualmente, a automação em um CD é caracterizada por equipamentos dedicados a certos tipos de operações, que variam de acordo com as dimensões e peso, com a frequência de movimentação e quantidade dos produtos. Os sistemas de automação de CD estão ficando cada vez mais flexíveis, devido ao aumento da variedade de produtos qualidade para atender às exigências dos consumidores cada vez mais atuantes.

Outro grande desafio para muitas empresas, é a gestão e prevenção de perdas, ter a  exatidão do estoque, entre tantos outros, que impacta negativamente na lucratividade e poderia ser reduzida pela implementação do RFID, pois neste sentido, permite rastrear os mais variados produtos nas áreas internas e reduz o lead time das operações por meio de conferências mais ágeis, como:

  • facilidade de identificação de itens com validade      vencida ou não, que estão armazenadas por longo tempo;
  • incremento da produtividade por meio da      especialização das operações, utilizando-se equipamentos e estruturas de      movimentação e armazenagem, dedicadas a tipos de produtos, com acoplamento      de sensores e triangulação de antenas em um espaço previamente delimitado;
  • redução de custo unitário de separação, devido ao      alto volume de produção, pois cargas unitizadas não precisariam ser      fracionadas;
  • identificação da carga sem a necessidade da      proximidade do leitor para o reconhecimento dos dados;
  • melhoria das condições ergonômicas, pois o operador      não precisaria posicionar o leitor       frente a um ítem de difícil acesso ou não localizado a olho nu;
  • aperfeiçoamento do gerenciamento e controle      realizado por sistemas já existentes, seja por meio da integração de      dados, seja por meio do processamento inteligente da informação.

 Apesar dos benefícios, os custos da implantação de um sistema RFID ainda são bastante elevados quando se deseja ter o controle do produto a produto. No Brasil, as etiquetas eletrônicas podem custar de5 a10 dólares, e em, alguns ambientes, podem ocorrer falhas de leitura das etiquetas devido a interferências como metais, ou outros sistemas que trabalham com ondas da mesma frequência, como por exemplo, os celulares.

Por outro lado, deve-se considerar que seus gastos com manutenção são baixos, uma vez que é possível reutilizar os dispositivos, que é um benefício em logo prazo sem contar com a agilidade na informação, permitindo uma resposta rápida para a tomada de decisão.

Conforme cita a profª drª Regiane Relva Romano, presidente da empresa Vip-Systems e autora da Loja do Futuro:

 "Em uma economia global em que a única certeza é a incerteza, a única fonte segura de vantagem competitiva e duradoura é o conhecimento, ou seja, empresas de sucesso serão aquelas que estiverem revendo seus processos e gerando conhecimentos, disseminando-os por toda a organização, uma vez que precisam ser rápidos, pois os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os concorrentes triplicam. O futuro pede: inove, integre, colabore ou morra!"

Referências bibliográficas
livro, implementando RFID na cadeia de negócios, editora: ediPUCRS.