REVISTA: ESCOLA DO CAMPO
Por Patrícia Fleury | 25/05/2016 | EducaçãoDiante as principais mudanças que a Educação Pú blica Brasileira vem enfrentando nos últimos anos, podemos sobrepor inúmeras situações negativas que submete relevantes descasos educacionais. Contudo, o nosso maior objetivo é mostrar como uma escola municipal rural de tempo integral pode reverter certas ações que a princípio poderia ser impossível, mas com uma pitada de motiva-
ção, compromisso, criatividade, responsabilidade e iniciativa de uma professora disposta a combater o comodismo escolar puderam ativar a mudar a conduta pessoal de vá rias crianças que são os agentes transformadores do nosso país. Assim, foi lançado o projeto: Chuá! Chuá! Chuá! Água Potável? Eu Quero! E Você?, sendo este, de cunho reflexivo ativando a Saúde Ambiental, favorecendo mais de 500 alunos diretamente e um público de mais de 6.000 famí lias indiretamente.
Ser professor pode ou não parecer uma profissão de relevante respeito. Contudo, vale de cada professor atuante no processo ensino-aprendizagem dos alunos se colocarem na posição que se efetiva merecer. Somos responsáveis por cada aluno dentro e fora da sala de aula. Somos nós os responsáveis por planejar uma aula bem elaborada com ou sem recursos, mas com a sabedoria que somente um bom professor pode ministrar.
Essa revista está sendo lançada para que todos nós:
adultos, crianças, jovens, idosos, de qualquer classe, etnia e/ou raça possamos ser não a vítima do acaso, mas sim, o agente transformador de uma realidade que no primeiro momento pode parecer desfavorável, mas, que com atitudes ProAtivas, poderá ser altamente contagioso e com isso, só teremos a ganhar. Ganhar??? Sim!!!! Ganhar mais saúde, alegria, bem estar e qualidade de vida! Sim!!!! Ganhar mais amigos, escola de qualidade e pais atuantes! Que possamos pelo menos uma vez ao dia parar de reclamar e agir! Agir em prol de ações que nos leve a ajudar não só o próximo como a nós mesmos! Cada foto, cada leitura, cada expressão que vier a ler nessa revista, faça uma reflexão do quão grande foi às pequenas atitudes que a Professora Ordália Blefari e seus alunos planejaram para transformá-las em ações imprescindí veis à Saúde Ambiental.
Boa leitura!