RETORNO ESCOLAR

Por LHAYS INGRYD SOARES LEITE | 16/12/2019 | Educação

RETORNO ESCOLAR

Um novo ano letivo se inicia, para alguns são os primeiros passos de uma longa jornada, para outros o prosseguimento de uma caminhada anteriormente estabelecida. Esse primeiro período é marcado por diversas perspectivas, mudanças e novidades, travando momentos de reflexão, estabelecimento de metas e organização para o novo ciclo.

Os professores elaborando e articulando planejamentos e propostas para proporcionar momentos de acolhimento e interação, buscando metodologias que tornem esse momento ainda mais marcante e prazeroso. Estabelecemos análises, estudos e observações sobre a prática pedagógica, inovando e repensando as estratégias de ensino coletivamente, sempre pautadas no desenvolvimento integral de cada educando.A escola, como um espaço dinâmico e constante, também passa por transições, seja nas mudanças no quadro de profissionais, reforma dos espaços, entre outras especificidades.

Os alunos se preparando para a rotina de atividades de estudos, para algumas crianças esse é o primeiro contato com o ambiente escolar, algumas mudam de escola, outras permanecem na mesma instituição, mas também perpassam o processo de readaptação, como mudança de turma, novos colegas e docentes. Desse modo, a cada ano, as crianças trazem consigo novas experiências, saberes, interesses, questionamentos e curiosidades, ocorrendo a finalização de alguns ciclos e o surgimento de outros integram essa evolução, visto não como um problema, mas sim uma conjuntura para estabelecer e fortalecer suas relações.

As famílias em parceria com a escola são imprescindíveis, uma complementa a outra na preparação de uma base acadêmica sólida, alicerçando esse processo. É fundamental que os pais ou responsáveis se empenhem no estabelecimento dessa relação comprometida e dedicada ao melhor desenvolvimento do aluno, assim ele poderá alcançar com êxito o desempenho de todas as suas habilidades, concretizando os vínculos e experiências propostas.O seio familiar é primordial, pois influencia e constitui a vivência, as experiências e a aprendizagem da criança em seu primeiro mundo, e:

A família, por intermédio de suas ações materiais e simbólicas, tem um papel importante na vida escolar dos filhos, e este não pode ser desconsiderado. Trata-se de uma influência que resulta de ações muitas vezes sutis, nem sempre conscientes e intencionalmente dirigidas. (NOGUEIRA; ROMANELLI; ZAGO, 2000, p.21).

Percebemos esse momento propicio para que as famílias possam iniciar conscientizando, estimulando e explorando as potencialidades e aprendizados, refazendo e determinando combinados, estipulando metas, objetivos e prioridades, auxiliando o aluno na organização de suas rotinas de atividades e estudos. Esse acompanhamento deve ser uma ação contínua, constante e coletiva.

Assim, em mais um ano letivo que se progride, que possamosencontrar uma excelente oportunidade para aperfeiçoar, replanejar, construir, desconstruir e refletir sobre asações e procedimentos que já vinha dando certo e também, inevitavelmente, avaliar, repensar e corrigir os rumos daquilo que não funcionou como desejávamos. Enfim, faz necessário avançarmos, individualmente e coletivamente, na busca e na garantia de uma educação digna e de qualidade para todos nós.

REFERÊNCIAS

NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir (org.). Família e escola: trajetória de escolarização em camadas médias e populares. Petropólis, RJ: Editora Vozes, 2000.

Artigo completo: