Retenções Salivares (diagnostico E Tratamento)
Por Helton Miyoshi | 19/06/2008 | SaúdeAutor: Helton Miyoshi Moribe
Cirurgião- dentista
Especialista em estomatologia bucal
Residência em odontologia hospitalar/ cirurgia bucomaxilofacial
Retenções Salivares (Diagnostico E Tratamento)
As retenções salivares das mucosas e das semi-mucosas são afecções de alta freqüência tanto no campo de atuação da odontologia, como medicina, podendo existir necessidade de envolvimento multidisciplinar.
A mucosa e a semi-mucosa, tanto na cavidade oral quanto na região ano-genital, podem ser focos de afecçõesexclusivas destas áreas individualmente, entretanto, podem apresentar manifestações de moléstias que acometem a pele ou mesmo outros órgãos importantes.
O mucocele é uma lesão comum da mucosa oral, ocasionado pela ruptura de um dos ductos das glândulas salivares provocando derramamento de mucina para o interior dos tecidos moles circunjacentes, sendo resultado de trauma local embora em muitos casos não haja este histórico (CASTRO, 2000; NEVILLE, 2004). Trata-se de uma lesão não infecciosa com acúmulo de mucina que leva a uma reação inflamatória localizada, segundo (COLLEMAN, 1996).
Mucocele / cisto mucoso de retenção / rânula
*São lesões clinicamente indistinguíveis: têm aspecto cístico, conteúdo mucoso,
e são indolores.
**A mucocele apresenta alta casuística em crianças e adolescentes. Sua localização mais comum é lábio inferior e começa após traumatismo que leva à obstrução ou ruptura da glândula salivar menor, representando um processo reativo. Histologicamente, apresenta-se como um acúmulo de muco nos tecidos, circundado por fibrose, macrófagos e neutrófilos. As glândulas afetadas mostram-se degeneradas e com metaplasia escamosa.
***O cisto mucoso de retenção, causado tanto em glândulas maiores como menores, podem ser ocasionados pela obstrução do ducto (calculo salivar ou sialólito) sendo sua ocorrência mais freqüente em indivíduos adultos, apresentando comportamento histológico diferenciado da mucocele pois apresenta estrutura cística forrada por epitélio em continuação com o do ducto da glândula afetada.
****A rânula consiste em mucocele localizada no assoalho da boca, próximo ao freio da língua, por acometimento da glândula submandibular ou sublingual. Seu nome deve-se ao aspecto clínico ser semelhante ao ventre de uma rã.
Tanto para mucocele, quanto para cistos de retenção e rânulas, a marsupialização com exérese do teto da lesão ou passagem de fio de sutura pode promover a recanalização da glândula afetada (BORAKS, 2000). É a modalidade terapêutica preferencial, pois evita o surgimento de mucoceles iatrogênicas pela ruptura de outras glândulas próximas, quando da retirada cirúrgica da lesão cística.
Diagnóstico de mucocele é clínico, sendo que em virtude de ser uma lesão com história de recorrência em pacientes jovens, podem romper-se e cicatrizarem-se por si mesmo,no caso de não romper é recomendável uma excisão cirúrgica local e encaminhamento para confirmação de diagnóstico.em se tratando de uma lesão bucal, a melhor conduta é realizar a procura um dentista ou um especialista em cirurgia e diagnóstico bucal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BORAKS, S. DIAGNÓSTICO BUCAL. ED. ARTES MÉDICAS, 3 ED. 2001.
CASTRO AL. ESTOMATOLOGIA. ED SANTOS, 3 ED. 2000
COLLEMAN, G.C. Princípios de diagnóstico bucal. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 1996
NEVILLE, B. W. Patologia oral e maxilofacial. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2004.