RESUMO DA HISTÓRIA DO BRASIL RECENTE
Por Ciro Toaldo | 14/11/2024 | HistóriaRESUMO DA HISTÓRIA DO BRASIL RECENTE – PROFESSOR ME. CIRO JOSÉ TOALDO
ESCOLA WINNER e ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES - NAVIRAÍ MS
OBJETIVO: Este foi um material de coleta feito pelo professor Me. Ciro José Toaldo, tendo a finalidade de preparar os alunos destas duas instituições para o ENEM/2024. Vários sites e livros foram consultados, além do acervo pessoal do professor. Obviamente não se trata de uma pesquisa aprofundada, apenas tendo a finalidade dos alunos terem a dimensão cronológica e entender um período muito conturbado de nossa História.
Uma questão que está presente dentro da dimensão da História Oficial, muito cobrada pelos alunos, diz respeito a quem seria o melhor Presidente da República do Brasil. Essa é uma longa discussão, mas, deve ganhar destaque, uma vez que tratando de política brasileira, a lambança, corrupção e o toma lá dá cá persistem, por conta disso precisamos falar e explicar o que foi o mensalão, o petrolão, o dinheiro em cueca e a temida Operação Lava Jato que está indo para o ralo. Infelizmente, enquanto se procura um “salvador da pátria” ou um político ideal, haverá frustração, pois na campanha eleitoral se prega uma proposta, mas ao ser eleito, sabendo que o eleitor não estará mais ligado com a politica, irá esquecer em quem votou estes politiqueiros irão deitar e rolar no poder, ainda mais quando se terá o aval da justiça maior. Nem tudo está perdido, o importante é continuar acreditando na democracia e na liberdade em poder fazer escolhas, mesmo que tenhamos algumas dúvidas! Não devemos acreditar em ídolos ou mitos políticos, uma vez que vivemos até o pescoço envolvido em uma famigerada ‘politicagem, aonde esquerda ou direita, ao serem eleitas pensam primeiramente em sua corruptela e na defesa de seus factoides! Pensem nisso! Bom estudo!
1) 1964 – 1985 – Brasil foi governado por militares: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo – aonde há aspectos positivos e negativos, mas, espera-se certo equilíbrio, sem radicalismo de ambas as visões.
2) 1984 – Movimento das “Diretas Já” – Proposta do Deputado Dante de Oliveira, que propunha o voto direto para o cargo de Presidente da República; ocorre um clamor popular, mas a Emenda Constitucional não foi aprovada pelo Congresso Nacional;
3) 1985 – Na eleição indireta para Presidente: dois candidatos disputam: Maluf (Arena) e Tancredo (MDB). Tancredo vence, mas, não conseguiu ser eleito, pois faleceu em 21/04/1985 – quem assume é seu vice, José Sarney, apesar de estar filiado ao MDB, foi sempre um defensor da Arena.
4) Sarney (1985- 1989) – Fatos importantes de seu governo: Constituição de 1988 (Constituição Cidadã) que foi elaborada por meio de uma Assembleia Constituinte (tive a honra de enviar sugestões de emendas para ela). É a Constituição que está em vigor e trouxe vários direitos trabalhistas, tendo um capítulo especial para a questão indígena. Também nesta Constituição o direito ao voto, obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, jovens entre 16 e 17 anos e maiores de 70 anos. Sarney também, junto com seu ministro da fazenda, Dílson Funaro, implantaram o Plano Cruzado que tentou controlar a inflação e os preços, mas, não obtiveram sucesso. Seu governo foi permeado por inflação alta e uma série de crises que acabaram levando Fernando Collor de Mello.
5) Fernando Collor de Mello – eleito na primeira eleição direta para presidente, após o governo Militar, isso ocorreu em 1989. Em 1990, Collor assume, mas, após a aplicação do Plano Collor, que confiscou o dinheiro da poupança dos brasileiros e, depois de uma série de denuncias de seu próprio irmão que envolvia PC Farias, Collor recebeu um processo de impeachment, no final de 1992 (ocorre uma grande movimentação dos jovens – os chamados caras pintadas que pediram o “Fora Collor”); assim, o seu vice, Itamar Franco assumiu o poder.
6) Itamar Franco (1992/1995) – junto com o seu ministro da fazenda, FHC (Fernando Henrique Cardoso) cria o Plano Real que conseguiu tirar o Brasil da alta inflação e levou FHC se tornar Presidente do Brasil por dois mandatos.
7) Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) – governa nos moldes do NEOLIBERALISMO (modelo onde há privatizações das empresas estatais e o Estado tem uma atuação mínima junto da população). FHC foi eleito para um segundo mandato, onde sua popularidade caiu, devido as constantes crises de energia, onde os brasileiros sofreram com blecautes, racionamento de energia e tarifas aumentadas neste setor.
8) Lula (2003-2010) – Governa por dois mandatos consecutivos e cria o programa chamado de “Bolsa Família” que foi seu carro chefe para a reeleição e ter certo controle da inflação e reduzir a pobreza que o garantiu o seu bom nível de aprovação. Entretanto, Lula reproduziu as velhas práticas do ‘toma lá dá cá’ para ter a sua base assegurada no Congresso Nacional. Em seu governo ocorreu o chamado ‘mensalão’ que era destinação de dinheiro a parlamentares para votar em favor das propostas do governo. Lula conseguiu eleger Dilma!
9) Dilma (2011-2016) – Lula conseguiu eleger Dilma, a primeira mulher a se tornar presidente do Brasil que no seu primeiro mandato passou a demonstrar a sua imagem de estilo gerencial e que fazia uma ‘faxina’ na corrupção; contudo, com os gatos abusivos feitos para o Brasil sediar a Copa do mundo de 2014, ocorrem vários protestos que culminaram seu impeachment em dezembro de 2015, devido as suas peladas fiscais, ou seja, ocorreram irregularidades no cumprimento do orçamento público. Quem assumiu foi seu vice Temer.
10) Lembrando que em 2014 começou a Operação Lava Jato que levou o próprio Lula para a cadeia e, também o vice de Dilma, Michel Temer a ser preso por duas vezes.
11) Em 2918, com 55,13% dos votos foi eleito Bolsonaro que catalisou o sentimento antipetista da população, apresentou uma agenda conservadora, tendo seu ministro da fazenda, Paulo Guedes que na pandemia criou o auxilio emergencial de 600 reais.
12) Lula volta ao poder em 2022, após ser absolvidos de seus crimes pelo STF e é o atual presidente do Brasil.