Resquícios da inquisição

Por Carlos Alberto Araujo | 31/01/2015 | Religião

O que foi a inquisição?

 A inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana.

A igreja Católica Romana estava sentindo-se ameaçada por várias críticas feitas às leis estabelecidas por ela e os suspeitos de criticarem as determinações da Igreja eram perseguidos, julgados e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que variavam entre prisão temporária à fogueira em praça pública.

Dentro desse segmento histórico, aqueles que se opunham à doutrina oficial do catolicismo eram chamados de hereges.

A palavra herege vem do grego hairesis, do latim haeresis que significa doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja em matéria de fé.

A Igreja Católica Romana enxergou na Inquisição a maneira mais forte de centralizar o poder nela mesmo.

Mas o que a inquisição tem a ver com os dias de hoje?

Os anos se passaram e nos dias de hoje vemos os resquícios da inquisição sendo implantadas em algumas igrejas evangélicas, vemos os coronéis da fé a estipularem regras, dogmas ou como eles mesmos dizem: “direcionamentos”.

Hoje vemos esses líderes impondo suas leis e determinando que àqueles que não as seguirem será amaldiçoado e rotulado como “fora da visão”.

Hoje a inquisição moderna é estabelecida através do abuso espiritual, isto é, a distorção da Palavra, liderança autocrática, elitismo espiritual e o sentimento de superioridade em relação às outras denominações.

Na época, a inquisição espalhava o terror com suas ameaças e atitudes e da mesma forma ocorre esse absurdo em muitas igrejas. Vemos as ameaças vindas daqueles que deveriam através da pregação do Evangelho trazer o refrigério ao povo, mas o que vemos é o contrário, pois esses líderes utilizam-se da Bíblia para punir àqueles que não se encaixam dentro do sistema existente, isto é, punições para aqueles que discordam de uma “visão” criada pelo próprio líder.

Mas o que é estar dentro do sistema, isto é, dentro da “visão”?

Estar dentro da “visão” é reconhecer os líderes como “pais espirituais”, aqueles que direcionam e determinam tudo na vida do liderado.

Estar dentro da “visão” é ser submisso às determinações e sempre dizendo amém às elas, mesmo que essas determinações sejam fora daquilo que é moral, pois o que mais importa é respeitar e viver a bênção que está sobre o líder. Através desse processo de submissão a todo custo, as punições da inquisição se fortalece.

O que ocorre quando alguém discorda de um “direcionamento” dado pelo líder?

Dependendo do direcionamento a pessoa chega a ser exposta em pregações, pois o opressor entende que assim os oprimidos se sentiram mais fracos e assim não ousarão a discordar da visão.

Existem várias maneiras de se punir o povo utilizando-se de maneira equívoca a Bíblia e sabendo disso os líderes que apenas buscam suprir as suas próprias necessidades, pouco se sensibilizam com os fiéis ao ponto de induzi-los a participarem de campanhas estabelecidas pela instituição. Campanhas essas elaboradas que possuem vários nomes tais como: Campanha da prosperidade, Campanha da cura imediata, Campanha disso e Campanha daquilo.

Além dessas campanhas tem a venda dos “objetos ungidos”, tais como arca, tijolinho, travesseiro, mezuzah, óleo de Israel e outros.

 Infelizmente as pessoas estão se prendendo cada vez mais a essas distorções e opressões, pois a ganância desenfreada em ter é maior que a consciência em ser e assim o poder dos opressores aumenta cada vez mais. Mas lembre-se: entrar é fácil, difícil é querer sair quando já se está totalmente envolvido com o sistema, pois os métodos utilizados por essa inquisição faz com que muitos permaneçam apenas pelo medo de serem amaldiçoados, ou de perderem o status que já alcançaram.

Com isso, é notório que muitos já estão envoltos pelo espírito da inquisição, da mesma maneira que ocorreu com vários judeus que preferiram se batizar ao serem mortos pela inquisição espanhola.

 Até quando veremos esses coronéis manipulando as pessoas através de ameaças bíblicas sem fundamento?

Cuidado, muitos lobos estão vestidos com pele de pastor e apenas querem se alimentar dessas ovelhas e não alimentá-las.

A inquisição da Igreja Católica Romana matou milhares de vidas e nos dias de hoje os coronéis da fé com sua inquisição vem matando o povo, mas não fisicamente e sim espiritualmente.

Artigo completo: