Responsabilidade Social: Lucratividade Na Certa!

Por DEGMAR AUGUSTA | 24/04/2008 | Ambiental

Ao ouvirmos falar em Responsabilidade Social – RSE – num primeiro momento nos "comovemos" com tão boas ações empreendidas. Por vezes até nos perguntamos se o empresariado realmente está mais consciente e com um coração mais mole e benevolente.

Se o coração melhorou não sabemos. Mas que os resultados - dim dim no bolso - melhoram com a RSE é fato. A RSE só funciona e está de "pé", uma vez que é lucrativo ser sociamente responsável e trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável. Caso contrário não haveria milagre capaz de fazer um empresário ir à busca da RSE. Oras que empresário em sã consciência busca prejuízos?

Essa nova tendência no comportamento das empresas já demonstrou que a responsabilidade social propicia melhores vendas, aumenta a fatia no mercado, a lealdade da clientela e ainda a motivação dos colaboradores.

A responsabilidade social pode e deve ser adotada para praticas de negócios mais responsáveis e sustentáveis. Já não se pode mais subestimar a importância desta para com os consumidores, uma vez que as opções de compra e a competitividade em preços aumentam dia-a-dia.

Não há como adaptar a RS de um dia para o outro em uma empresa: Definido o foco da estratégia, o apoio para melhor gerir esta ferramenta deve partir do topo e das bases da empresa, envolvendo todos os colaboradores e até mesmo fornecedores, para, então, ser transportada para o exterior.

Inegável o efeito positivo em adotar estratégias e ações como: produção mais limpa, reaproveitamento e reuso de água, melhor trato com efluentes, logística reversa, projetos voltados à educação e cultura, investimentos em segurança e saúde dos colaboradores... Uma gestão estratégica casada com ações voltadas à sustentabilidade propiciará lucratividade a médio e longo prazo.

Alem de outras inúmeras vantagens, o desempenho financeiro também melhora porque as empresas conseguem atrair mais investimentos. Embora ainda não seja um nicho, o investimento em RS é um dos mais dinâmicos e de maior crescimento no mundo financeiro. Portanto empresas voltadas às preocupações éticas e ambientais acedem mais e mais a um capital que de outra forma não estaria disponível.