RESOLUÇÃO DE PROBLEMA DESENVOLVENDO HABILIDADES...

Por Glaucia Regina Bieger | 07/12/2016 | Educação

RESOLUÇÃO DE PROBLEMA DESENVOLVENDO HABILIDADES E DESAFIANDO O ALUNO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Adriana Elisa Endruweit[1]

Glaucia Regina Bieger [2]

Resumo: Apresentamos na forma de relato de experiência, reflexões acerca de vivências desencadeadas na disciplina de Matemática. Elaboramos um projeto de uma oficina Gincana Matemática- Desafios com a metodologia Resolução de problemas. Neste artigo abordaremos a partir de reflexões acerca da contribuição da Resolução de Problema no ensino de matemática, o desenvolvimento das habilidades, como à interpretação das informações, argumentação, estratégias, raciocínio–lógico, uso adequado dos dados, e os desafios da Resolução de Problema no ensino de matemática a partir da análise de algumas situações vivenciadas no desenvolvimento da oficina.

Introdução

A matemática vista na maioria das escolas, muitas vezes não tem nenhuma relação com o desenvolvimento de habilidades e não desafia os alunos, apóia- se na repetição e na memorização sem compreensão de fatos que o professor considera básico e importante. Uma das possibilidades que pode contribuir para o ensino da matemática é voltar a matemática para a realidade do aluno e para isso os professores  precisam buscar  metodologias para que o ensino desta área de saber torne-se significativo para o aluno.

 Uma das possibilidades para melhor entender, compreender, interpretar e tratar da matemática no contexto escolar é a Resolução de Problemas, pois a referida metodologia desenvolve habilidades e desafia o aluno a envolver-se no processo de ensino e de aprendizagem, sendo que este age e interage sobre e não apenas recebe passivamente.

A resolução de problemas possibilita ao aluno construir o conhecimento matemático refletindo sobre sua realidade, alem de permitir que compreendam efetivamente como a matemática contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo, despertando assim o gosto pela matemática. Para alguns professores, que são frutos de uma educação tradicional, a proposta que constitui a resolução de problemas é um desafio, que para ser desenvolvida no contexto escolar precisa romper com várias barreiras. Nesta abordagem, o professor deverá deixar de ser um transmissor de informações e o aluno um espectador que recebe todas as informações prontas. .

 A Resolução de problemas tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades, além de desafiar os alunos. Segundo Onuchic (1999, p. 210), para Polya, resolver problemas é fazer matemática e “ensinar o aluno a pensar”. Para o referido autor, por meio da resolução de problemas o aluno tem oportunidades de criar, de descobrir, de inventar e investigar, de refletir, de fazer suposições e respondê-las, o que o levará a ser cada vez mais autônomo e participante na construção de seu conhecimento, fará do aluno um sujeito que após sair da escola saiba analisar seu cotidiano e facilite sua vida no momento de encontrar caminhos onde decisões sejam necessárias.

A resolução de problemas pode, desta forma, ser uma forma de mudança significativa no processo de contribuir e intervir no ensino de matemática, entendendo que é um suporte para o aluno construir o conhecimento matemático e dando a eles a liberdade de interpretação e desenvolvimento na medida em que buscar estratégias  para resolver as situações propostas.

A partir destas considerações, apresentamos na forma de relato de experiência, reflexões acerca de vivências desencadeadas na disciplina de matemática.  Elaborou-se uma oficina em forma de gincana como uma proposta que instigasse os alunos, a desenvolver habilidades e ao mesmo tempo desafiá-los a defender seus pontos de vista, a perceber regularidades, discutir e aplicar ideias, despertando então o interesse e a motivação dos alunos.

A vivência da oficina foi realizada em duas escolas, sendo em Escolas Municipais da Cidade de Ijui - RS. A oficina foi desenvolvida com turmas do 4ª ano do Ensino Fundamental anos iniciais ao 3ª ano de Ensino Médio. As turmas foram divididas em grupos compostas por 4 a 6 alunos.

O presente relato de experiência se configura com e a partir de reflexões acerca da contribuição da Resolução de Problema no ensino de matemática, considerando o desenvolvimento de habilidades como à interpretação das informações, argumentação, estratégias, raciocínio–lógico, uso adequado dos dados, e os desafios da Resolução de Problema no ensino de matemática, a partir da análise de algumas situações vivenciadas no desenvolvimento da oficina.

[1] Pós- Graduada em Educação Infantil UNINTER, Graduada em Pedagogia pela UNIJUI, Professora da rede Municipal de Ijuí .

[2]  Pós-Graduanda em Gestão Escolar pela FAVENI, Licenciada em Matemática pela UNIJUÍ, Professora da rede Municipal de Ijuí.

Artigo completo: