Resistirei?...Resistiremos?...
Por Edite Dias Correia | 11/02/2011 | SociedadeResistirei?... Resistiremos?...
Resistirei, não resistirei, resistirei, não resistirei, como quem desfolha um malmequer.
Pois é, é exactamente o que me apetece perguntar quando, a custo, tento assistir à transmissão da telenovela das 20 horas na RTP internacional, cujo titulo é: "Resistirei".
Não é que eu não pudesse assistir a outra emissão noutro canal qualquer, mas como eu tenho esta ligação visceral ao meu país, à minha língua e como ainda por cima o meu filho também assistia comigo às várias telenovelas, era uma forma de estarmos juntos, de partilharmos um momento, de rir juntos, como aconteceu tantas vezes (para citar uma das melhores) com a telenovela "Coração Malandro" com o divertidíssimo actor Pepe Rapazote.
A telenovela "Resistirei", que foi produzida pela SIC(canal de televisão), é uma autêntica história de terror e mesmo com muito boa vontade e por muito que goste da minha língua e cultura não consigo assistir a este desfilar de mortes, ódios, vinganças, traições, etc, etc?
Mas eu acho que percebi porque é que somos assim tratados como cidadãos de 2ª classe, porque
se por acaso não estivermos contentes com os programas transmitidos por este canal público, podemos sempre pagar a assinatura e assim ter acesso a todos os canais portugueses.
Mas aí, sou eu que digo: Resistirei! Não farei a assinatura, pois este mundo consumista não me agrada!
Então e como citei apenas um exemplo, entre tantos outros, que nos fazem sentir um pouco (muito) esquecidos aqui no centro da Europa, tenho que recorrer, mais uma vez, à sabedoria popular que diz: "não há mal que sempre dure?" e tento ter paciência e esperar que a "tempestade" acalme e sobretudo que a telenovela acabe! Porque, felizmente, nós somos um povo com muito "poder de encaixe"!...
Contacto email: edite-dias@hotmail.com
Blog: http://forcatamanha.blogspot.com/