Resistencias Cartucho e Termopares - Embalagens híbridas combinam componentes rígidos e flexíveis

Por estevam ghirotti junior | 13/10/2015 | Tecnologia

Um novo conceito de recipiente tem sido desenvolvido para o mercado 

alimentício: as embalagens "flexiblerigid", frascos híbridos, contendo uma estrutura rígida combinada com um filme flexível e transparente.

A canadense IPL, fabricante de produtos injetados para o mercado norte-americano, desenvolveu uma embalagem desse tipo  denominada SkinnyPack, em parceria com a Ana´s Food (EUA), conquiatando o prêmio de inovação em embalagens "DuPont Awards for Packaging Innovation" com um recipiente desse tipo destinado a acondicionar um tempero picante.

A embalagem desenvolvida pela empresa é um recipiente com estrutura feita de polipropileno (PP) moldado por injeção. Este material foi escolhido por ser certificado para contato com alimentos e pela facilidade de processamento. Por meio de fusão, a estrutura é integrada ao filme/etiqueta flexível no interior do molde pelo processo de in mold labelling (IML). A película possui múltiplas camadas, com cerca de 59 um de espessura. Este procedimento
garante uma forte aderência entre a película e o plástico injeção. Este material foi escolhido por ser certificado para contato com alimentos e pela facilidade de processamento. Por meio de fusão, a estrutura é integrada ao filme/etiqueta flexível no interior do molde pelo processo de in mold labelling (IML). A película possui múltiplas camadas, com cerca de 59 um de espessura. Este procedimento
garante uma forte aderência entre a película e o plástico injetado,
permitindo que os pacotes permaneçam firmes ao longo do processo de produção, envase, transporte, distribuição e utilização pelo consumidor.

O projeto do pote, redondo na parte superior e quadrado na parte inferior, pemite a aplicação de motivos gráficos em todos os lados e fundo. A SkinnyPack pode ser totalmente reciclada por ser  confeccionada com apenas um
material e utiliza 54,8% menos resina se comparada às embalagens totalmente rígidas, reduzindo peso e custos.

Já a embalagem Skinny-Epak, que tem nome muito semelhante ao da anterior, é resultado de uma colaboração entre duas empresas italianas - Meclat, um fabricante de máquinas de processamento de laticínios e Internova Pack, fabricante de produtos injetados - para moldagem de garrafas com dois componentes diferentes destinadas ao mercado de laticínios.

O recipinte também é formado pela fusão de um rótulo de filme flexível por in mold labelling (IML) com uma estrutura rígida moldada por injeção. A película garante boas propriedades de barreira contra oxigênio, luz umidade e gás. A garrafa pode ser processada em sistemas já existentes com mínima adaptação. São carregadas e empilhadas na máquina e automaticamente preenchidas pela parte inferior.

Além disso, as embalagens ainda não seladas podem ser empilhadas, aumentando a capacidade de transporte e reduzindo seus custos de movimentação e armazenamento em até 700%. Em média um caminhão de carga tradicional transportaria cerca 54.000 recipeintes vazios, mas seria capaz de transportar quase 388.000 recipeitens do tipo Skinny-Epak, que utilizaria 60% menos plástico que as garrafas tradicionais.