Resistencia eletricas cartucho alta carga - cabeçote para deposição partículas metálicas

Por estevam ghirotti junior | 27/07/2015 | Tecnologia

A Hybrid Manufacdturing Technologies (EUA) criou um cabeçote que realiza a deposição de partículas metálicas (técnica de manufatura aditiva) para ser instalado em máquinas a comando numérico computadorizado (CNC) ou em plataformas robóticas capazes de controlar mais de três eixos.
Fornecido em conjunto com um suporte e exncaixes que permitem a sua instalação no magazine das máquinas sob o formato de um kit, denominado Ambit, o cabeçote realiza a deposição pela técnica de revestimento seletivo a laser (selective laser cladding, SLC), usada na obtenção de superfícies homogêneas e proporciona uma forte ligação metalúrgica.
A maioria das peças metálicas produzidas por manufatura aditiva é submetida a operações de pós-processamento para melhorar seu acabamento superficial, mas a combinação do CNC permite que o acabamento seja realizado a partir de um único set-up.
Jason Jones, CEO e cofundador da Hybrid Manufacturing Technologies, explica que a técnica é ideal para a realização de reparos no ferramental e para aumentar a resistência de moldes novos ou antigos, mas ainda não pode ser usada para a manufatura de moldes inteiros.
O Ambit é fornecido em uma configuração-padrão que acomoda até 15 ferramentas, ou mais, dependendo do espaço existente no porta-ferramenta e da capacidade da máquina, e é compatível com a maioria das configurações de máquinas CNC e plataformas robóticas. Além disso, os cabeçotes SLC podem ser fornecidos em diferentes configurações para a deposição do pó metálico e da condução dos feixes de laser. Tradicionalmente, as ferramentas destinadas ao revestimento seletivo a laser realizam a deposição do pó por canais laterais, despostos numa trajetória de 30° a 60° em relação ao bico central, do qual sai o feixe de laser.