Resenha: Monóxido de Carbono em Excesso é Fator Prejudicial ao Desempenho Físico

Por Vitor Diniz Melo | 07/06/2017 | Resumos

Autores da resenha:
Da Silva Paulo Moreira , De Melo Vitor Diniz

Considerando o artigo a ser resenhado, este justifica-se na medida em que se procura entender a influência, a inter-relação e a interdependência do ser humano com o meio, assim como, a relevância deste na sua qualidade de vida, afetando principalmente habitantes de grandes centros urbanos.

O autor consegue identificar as causas principais que contribuem para o aumento da poluição ambiental focando no crescimento da população mundial e do alto consumo de energia, que agravam a poluição do meio ambiente.

 O monóxido de carbono em excesso pode causar grandes danos a saúde do ser humano, enquanto poluente do ar, pode interferir nos processos fisiológicos dos sistemas do organismo humano. O CO pode ser produzido por meios naturais, erupções vulcânicas ou provocados pelo homem , queima de produtos derivados de petróleo.

O CO esta presente no corpo humano, e em pequenas quantidades são importantes , pois funciona como ativador da enzima guanilil ciclase, mas em grande quantidades se torna tóxico, a ponto de levar a morte.

O Autor Fabio de Faria Peres(2005), consegue transmitir, a importância do conhecer, sobre a exposição excessiva ao CO, pois neste estágio é altamente tóxico e fisiologicamente pode-se ressaltar que a principal via de exposição ao monóxido de carbono é a respiratória , os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório para fazer as trocas gasosas, quando respiramos, as moléculas de oxigênio (O2) formam ligações com os íons de ferro das moléculas de hemoglobina, o produto dessa reação é a oxi-hemoglobina (HbO2), pela corrente sanguínea essas moléculas chegam as células do corpo.

O monóxido de carbono, tem o processo semelhante, também reage com a hemoglobina, formando carboxi-hemoglobina, ao inspirar monóxido de carbono no ar, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina, o problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2­. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO ao chegar as células afetam diretamente a mioglobina que são proteínas que tem como sua função transportar o oxigênio nos  músculos e a alta concentração do CO atrelada a mioglobina pode resultar em fadiga muscular, podendo causar lesões aos músculos e prejudicando o desempenho físico , essa alta concentração de CO também prejudica a mitocôndria que é responsável pela respiração celular , atrapalhando a interação do oxigênio com as moléculas de alimentos, dificultando a liberação da energia celular necessária para que as células realizem suas atividades funcionais.

Importante dizer que o artigo faz alertas para os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono como, desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe e também as exposições longas podem conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central, no coração e levar até à morte e as sequelas de uma intoxicação aguda são quase sempre permanentes.

 Portanto conclui-se que o autor Fabio de Faria Peres(2005), consegue transmitir o quanto o monóxido de carbono (CO) em uma exposição excessiva, fisiologicamente pode dificultar o desempenho físico, mostra a agravação de doenças devido a exposição e faz importantes recomendações para diminuir a produção de monóxido de carbono o outros poluentes em excesso, como a  necessidade de se promover mudanças e incentivos em relação a alimentação saudável, a prática de esportes e ao controle da qualidade e quantidade de poluentes do ar, possibilitando ao ser humano ter um desempenho físico melhor e uma vida mais saudável e produtiva.

Obra resenhada “ Meio Ambiente e Saúde: os efeitos fisiológicos da poluição do ar no desempenho físico – o caso do monóxido de carbono (CO) “ Arquivos em movimentos, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.55-63, janeiro/junho 2005, Fabio de Faria Peres.

 

Artigo completo: