RESENHA DO LIVRO: BIOLOGIA, CIÊNCIA ÚNICA DE ERNST MAYR

Por Letícia Rodrigues de Moura | 05/03/2018 | Literatura

RESENHA – LIVRO

Biologia, Ciência Única

MAYR, Ernst et al. Biologia, Ciência Única: A Ciência do Mundo Vivo. São Paulo: Campanha das Letras 2005. Prefacio de Dráuzio Varella; tradução de Marcelo Leite   Editora Schwarcz V. único, 01-427, 2004.

Ernst Mayr nasceu em Kemptem, na Alemanha em 1904, trabalhou no museu americano de história natural e depois na universidade de Harvard Taxonomista e ornitólogo, estudou zoologia, concluiu o doutorado na área.

Dráuzio Varella, médico oncologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), cientista e escritor brasileiro. 

            O livro “Biologia, Ciência Única” é mais uma das obras de Mayr. Em seus livros há sempre uma contribuição a biologia evolucionaria o que o colocaria em um patamar de qualquer lista de maiores biólogos evolucionista do século passado e pelo o que se pode observar, deste século também pois suas obras são utilizadas como pesquisas bibliográficas. Além de seus trabalhos sobre evolução ele também descreve sobre a história e a filosofia da ciência, especialmente na área voltada para biologia, vem também aquela questão sobre o estudo da Natureza da Ciência (NdC) que para muitos é um desafio a ser enfrentado, fugir de um monótono imposto há um período atrás. Fazer com que os alunos, profissionais da educação pense de outa forma sobre determinado assunto, pode-se dizer que é um livro indispensável tanto para historiadores ambientais, e naturalmente, também para biólogos (FONSECA, 2009).

            O que há mais de notório no livro é a questão onde fala de Darwin, até mesmo o título do capitulo prende atenção do leitor, sabemos que Darwin é considerado o pai da evolução, percebe-se que não foi uma crítica, o título do capitulo se chama “A influência de Darwin sobre o pensamento moderno” onde Mayr fala que a importância do darwinismo ao nosso pensamento biológico moderno é de suma importância para a filosofia da Biologia.

            O autor escreveu o livro de forma ritmada, e foi muito claro na forma de abordar e explicar seus pensamentos para o leitor. O autor constrói o livro seguindo uma ordem historiográfica que ajuda a compreender melhor. A linguagem do livro facilita o entendimento do leitor, e isto possibilita que vários públicos tenham acesso, seja do ensino básico ao superior.

Letícia Rodrigues de Moura

4º semestre/Ciências Biológicas

Bolsista no PIBID-Bio/ FACEDI

Referencias:

MAYR, Ernst - Biologia, Ciência Única. A Ciência do Mundo Vivo. São Paulo: Campanha das Letras 2005. Prefacio de Dráuzio Varella; tradução de Marcelo Leite   Editora Schwarcz V. único, 01-427, 2004.

FONSECA, Alexandre Torres – Ciência e Cultura na História. Minas Gerais: 2007

Artigo completo: