Resenha do Artigo: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA EMISSÃO DE DEBÊNTURES NAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL

Por GUILHERME DA SILVA LEITE | 25/09/2017 | Adm

Resenha

Guilherme da Silva Leite

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA EMISSÃO DE

 DEBÊNTURES NAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL.

  1. REFERÊNCIAS

Mendonça, Michele Alves. UFU. Análise das Demonstrações Contábeis na Emissão de Debêntures nas Empresas de Energia Elétrica do Brasil - ago. 2017. http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19318/1/AnaliseDemonstracoesContabeis.pdf

  1. CREDENCIAIS DA AUTORA

Michele Alves Mendonça é graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

    3-    APRECIAÇÃO CRÍTICA

           A autora traz em seu artigo uma análise de como as sociedades anônimas do setor de energia elétrica demonstram contabilmente a oferta de debentures no mercado de capitais, a autora traz que isso será feito através de análise do tratamento contábil aplicável ao reconhecimento, mensuração e divulgação dos custos de transação incorridos, bem como os prêmios recebidos no processo de captação de recursos por intermédio da emissão de títulos patrimoniais e/ou de dívida.         

            A autora traz em sua introdução uma breve contextualização sobre a necessidade das empresas se capitalizarem, trazendo através de dois autores os motivos dessa necessidade, sendo eles a competitividade que segundo Neto(2011) traz a necessidade de se capitalizar para poder continuar inovando no mercado com novos produtos ou serviços, e assim se manter competitivo em um mercado acirrado.       

            A autora fala sobre o Mercado de Capitais, que existem diversos instrumentos de captação de recursos nesse Mercado, um destes sendo as Debêntures, chegando ao que se tratará em seu artigo, demonstrando a qualidade da informação contábil na emissão de debentures por empresas brasileiras do setor de energia elétrica.        

            A autora traz alguns conceitos sobre Sistema Financeiro, um desses conceitos: Gropelli (2002, p. 239), diz que; “[...] o Mercado Financeiro engloba todas as transações que são feitas com obrigações emitidas por agentes deficitários ou por intermediários financeiros que busquem canalizar recursos para eles”. Também fala sobre a abertura de capital, que quando essas empresas buscam recursos no mercado de Capitais elas necessariamente devem ter sua personalidade Jurídica como Sociedade Anônima.

            A autora conceitua debêntures de acordo com Assaf Neto (2009), as debêntures são valores mobiliários de longo prazo e renda fixa, emitidos por companhias de capital aberto e destinados para o investimento ou financiamento do capital de giro, ou seja, o portador de uma debênture (debenturista) é um credor da empresa que a emitiu, ao contrário dos acionistas, que são os proprietários da companhia.          

            A autora traz os tipos de debentures, que podem ser Simples, que são as que não podem ser convertidas em ações e as Conversíveis, que podem ser convertidas em ações.          

            A autora descreve que as empresas do setor de energia elétrica evidenciam de diferentes maneiras a oferta de debentures no Mercado, traz a facilidade das análises sobre o assunto devido às notas explicativas, porém algumas empresas não informam relatórios gerenciais de apoio para análise da emissão de debentures e também a diferente formatação dos relatórios dificulta a análise comparativa, mas a autora realça que as empresas divulgam seus relatórios de acordo com a legislação vigente.                    

           Trabalho relevante por focar nesse assunto de forma que torna fácil o entendimento, não abordando diversas teorias e focando apenas no objeto do trabalho.