Resenha do Artigo: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA EMISSÃO DE DEBÊNTURES NAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL
Por GUILHERME DA SILVA LEITE | 25/09/2017 | AdmResenha
Guilherme da Silva Leite
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA EMISSÃO DE
DEBÊNTURES NAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL.
- REFERÊNCIAS
Mendonça, Michele Alves. UFU. Análise das Demonstrações Contábeis na Emissão de Debêntures nas Empresas de Energia Elétrica do Brasil - ago. 2017. http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19318/1/AnaliseDemonstracoesContabeis.pdf
- CREDENCIAIS DA AUTORA
Michele Alves Mendonça é graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.
3- APRECIAÇÃO CRÍTICA
A autora traz em seu artigo uma análise de como as sociedades anônimas do setor de energia elétrica demonstram contabilmente a oferta de debentures no mercado de capitais, a autora traz que isso será feito através de análise do tratamento contábil aplicável ao reconhecimento, mensuração e divulgação dos custos de transação incorridos, bem como os prêmios recebidos no processo de captação de recursos por intermédio da emissão de títulos patrimoniais e/ou de dívida.
A autora traz em sua introdução uma breve contextualização sobre a necessidade das empresas se capitalizarem, trazendo através de dois autores os motivos dessa necessidade, sendo eles a competitividade que segundo Neto(2011) traz a necessidade de se capitalizar para poder continuar inovando no mercado com novos produtos ou serviços, e assim se manter competitivo em um mercado acirrado.
A autora fala sobre o Mercado de Capitais, que existem diversos instrumentos de captação de recursos nesse Mercado, um destes sendo as Debêntures, chegando ao que se tratará em seu artigo, demonstrando a qualidade da informação contábil na emissão de debentures por empresas brasileiras do setor de energia elétrica.
A autora traz alguns conceitos sobre Sistema Financeiro, um desses conceitos: Gropelli (2002, p. 239), diz que; “[...] o Mercado Financeiro engloba todas as transações que são feitas com obrigações emitidas por agentes deficitários ou por intermediários financeiros que busquem canalizar recursos para eles”. Também fala sobre a abertura de capital, que quando essas empresas buscam recursos no mercado de Capitais elas necessariamente devem ter sua personalidade Jurídica como Sociedade Anônima.
A autora conceitua debêntures de acordo com Assaf Neto (2009), as debêntures são valores mobiliários de longo prazo e renda fixa, emitidos por companhias de capital aberto e destinados para o investimento ou financiamento do capital de giro, ou seja, o portador de uma debênture (debenturista) é um credor da empresa que a emitiu, ao contrário dos acionistas, que são os proprietários da companhia.
A autora traz os tipos de debentures, que podem ser Simples, que são as que não podem ser convertidas em ações e as Conversíveis, que podem ser convertidas em ações.
A autora descreve que as empresas do setor de energia elétrica evidenciam de diferentes maneiras a oferta de debentures no Mercado, traz a facilidade das análises sobre o assunto devido às notas explicativas, porém algumas empresas não informam relatórios gerenciais de apoio para análise da emissão de debentures e também a diferente formatação dos relatórios dificulta a análise comparativa, mas a autora realça que as empresas divulgam seus relatórios de acordo com a legislação vigente.
Trabalho relevante por focar nesse assunto de forma que torna fácil o entendimento, não abordando diversas teorias e focando apenas no objeto do trabalho.