Resenha crítica sobre o livro

Por Maitê Oliveira da Silva | 21/02/2017 | Resumos

Comunicação interpessoal

O texto “Relacionamento interpessoal nas organizações” da autora Andreza Aparecida de Souza Paulo Ramos, escrito para o Curso de Especialização em Gestão de Empresas de Comércio e Serviços. Tem como principal objetivo falar das relações interpessoais e principalmente no ambiente de trabalho.

Ela inicia falando do homem e sua necessidade de se socializar com outros homens, ou seja, um computador e um ser humano não bastam, pois o ser humano tem a necessidade da comunicação entre eles mesmos. E para provar isso Andreza cita diversas pessoas conceituadas no assunto como Lucena e Chiavenato.

E como principal relação social ela destaca o trabalho. Assim fala das organizações de empresas e indústrias, e o que colabora para que os trabalhadores tenham um bom ambiente de trabalho e uma boa comunicação interpessoal, o que não desencadeia aos empregados problemas, como o DORT (Distúrbio Ostemuscular Relacionado ao Trabalho), que é citado no ponto 2.4 do texto. Ainda coloca que para o trabalhador ser eficiente e um bom empregado ele precisa ter fatores motivacionais, que no texto são seis, citados no ponto 2.5.

E para concluir com o pensamento, Andreza, faz considerações finas. Que a comunicação no ambiente de trabalho e primordial e necessário, e que para isso não basta o empregado ser sutil, pois os chefes e gerentes tem que ser flexíveis para que só assim o seu empregado seja ainda mais produtivo e útil para a sua empresa.

Com essa obra a autora alerta de quão necessário à comunicação social é importante para um ser humano, e que tenha isso no ambiente de trabalho. Alertando as empresas e empregados, para que isso ocorra no ambiente de trabalho que por mais que tenha os computadores eles nunca irão substituir por total o trabalhador humano.