Resenha Crítica de Filme: Duelo de Titãns
Por Thais Ellen barreiro bezerra | 21/05/2021 | EducaçãoAtividade complementar
Resenha Crítica de Filme: Duelo de Titãns
Ficha técnica da obra:
Nome original: Remember the Titans
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=oBODacbXBll
Ano produção: 2000
Dirigido por: Boaz Yakin
Estréia 29 de Setembro de 2000 (Mundial)
Duração: 113 minutos
Classificação L - Livre para todos os públicos
Gênero: Biografia Drama Esporte
Países de Origem: Estados Unidos da América
Resumo:
O filme mostra a realidade do preconceito racial dentro do ambiente escolar, através de uma história emocionante de um professor negro que foi lecionar em uma escola onde sua maioria era de pessoas brancas.
O movimento dos anos 70 promovia a integração entre brancos e negros a fim de diminuir no país a discriminação racial proporcionando igualdade entre as raças. Assim todas as escolas obrigatoriamente deveriam ter funcionários e alunos negros.
A escola para cumprir a nova norma do governo decide trocar o professor de educação física e treinador de futebol americano que é branco, pelo professor Herman Boone que é negro. Assim o professor Herman também fica responsável pelo treinamento do time de futebol da escola.
No seu primeiro dia de trebalho o professor Herman percebe que a maioria da sua sala tinha alunos brancos e preconceituosos. Os alunos faziam bullyng com os alunos negros e também não o recepcionaram bem o professor na sua primeira aula.
Herman então tem a idéia de realizar um retiro com os alunos do time para uma preparação para o campeonato de futebol, sua intenção é fazer os alunos perceber que eles com suas diferenças são muito importantes uns para os outros e precisam estar juntos como um time para poder ter chance de vitoria no torneio. Com o passar do tempo os alunos percebem que devem ser respeitar e que ninguém é melhor que o outro por questões raciais.
Os alunos cativados com o espírito do trabalho em equipe vão para o jogo e conseguem ganhar o torneio e principalmente, vencer o preconceito racial.
O professor não visou apenas no resultado esportivo de sua turma e sim também no comportamento de seus alunos, ensinando-os a ser mais tolerante diante do outro, respeitando as diferenças. Trabalhou a autoconfiança e autoestima dos alunos negros que se sentiam diminuídos diante dos outros alunos brancos.
O ensinamento do filme é que o pedagogo ou qualquer professor independente da disciplina deve estar preparado para lidar com situações difíceis de relacionamento entre os alunos e também com o próprio professor. Devendo observar as problemáticas sociais e tentar solucionar.
No filme o racismo é a problemática central e o professor negro precisa estar ciente e preparado para enfrentar o preconceito tanto com os alunos e também com os seus colegas de trabalho. Assim também como outros tipos de preconceitos como religiosos, opção sexual, situação social e entre outros.
A segurança emocional e o desenvolvimento de liderança contam muito nessas ocasiões e a percepção de quando a metodologia deve ser modificada para se alcançar o objetivo educacional. O professor e a escola são agentes formadores de pessoas e deve passar valores para uma boa convivência, pois os alunos devem saber viver em sociedade de forma coerente.