Resenha crítica com base no artigo " O Profissional Contábil Diante da Convergência das Normas Contábeis: Análise da Preparação Desse Profissional nos Processos Organizacionais."

Por Daiana Godois Saldanha | 04/09/2017 | Resumos

O Profissional Contábil Diante da Convergência das Normas Contábeis: Análise da Preparação Desse Profissional nos Processos Organizacionais. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Espírito Santo, 2010.

O presente artigo escrito por Leda Maria Guimarães, Natália Figueiredo Paulúcio, Fernanda Matos de Moura Almeida e Rafael Matos Moura esclarece um assunto que vem sendo abordado na contabilidade há algum tempo diz respeito à Convergência das Normas Contábeis Brasileiras para o padrão internacional. O tema ainda é bastante desconhecido, porém aos poucos os profissionais da contabilidade vão percebendo a importância de ter o entendimento das normas internacionais e assim se adequarem ao perfil de profissional buscado pelas empresas.

Muitos desafios acabam surgindo, pois para que a contabilidade esteja livre de erros em uma suposta negociação entre países se faz necessário à aplicabilidade destas normas. Pesquisadores da Contabilidade salientam a importância de haver métodos e procedimentos iguais entre os países, até mesmo para facilitar a compreensão e consequentemente uma tomada de decisão. Diversas empresas possuem negócios no exterior e apresentam as controladoras as suas informações contábeis que, por sua vez, precisam ser passadas da mesma forma, com os mesmos procedimentos.

O IASB (International Accounting Standard Board) vem contribuindo para a convergência das normas contábeis em nível internacional, de uma maneira clara e compreensiva. Em 2008, o Brasil iniciou a convergência contábil ao padrão internacional através da Lei 11.63807 com o auxílio do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Foram feitas entrevistas com profissionais contábeis de 16 escritórios nas cidades de Iúna e Muniz Freire, ambas no Espirito Santo, com o intuito de verificar o seu conhecimento em relação à Convergência Contábil. Observou-se que a maioria dos entrevistados possui um domínio satisfatório do assunto com: 64,71% de acertos, 13,07% de erros e 22,22 % de questões não respondidas.

Os contabilistas que não possuem o entendimento das normas contábeis internacionais necessitam estar preparados, ou seja, com o assunto dominado, pois vêm destes profissionais as informações mais relevantes da situação financeira da empresa e acaba tornando-se mais fácil de dar um suporte na tomada de decisão. Seria uma boa alternativa, para os que se sentirem despreparados, irem atrás de uma qualificação através de cursos, palestras e seminários.