Resenha Critica - O artigo Governança Coorporativa, Valor, Alavancagem e Política de Dividendos - Mestre e Doutor André L. C. da Silva

Por Fabiano Martin Graf | 21/11/2017 | Economia

RESENHA CRITICA

INFORMAÇÕES BIBLIOGRAFICAS

Artigo cientifico, Governança Coorporativa, Valor, Alavancagem e Política de Dividendos.

DADOS SOBRE O AUTOR

Cavalhal da Silva, André Luiz , Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do RJ, Mestrado em Economia na Universidade Federal do RJ, Bacharel em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro.

DADOS SOBRE A OBRA

O presente artigo trouxe como objetivo a ideia de analisar os efeitos da estrutura de controle e propriedade no valor de mercado, na estrutura de capital e na política de distribuição de dividendos de empresas no Brasil. O autor iniciou com o conceito de governança coorporativa, considerando este tema como novo, pois, segundo o mesmo, apenas nos últimos anos que o tema vem causando preocupação na maioria dos países emergentes. Após o autor do presente artigo, buscou através de pesquisas realizadas em alguns países desenvolvidos, identificar os estilos de governança praticados. O artigo busca defender a ideia de que a governança coorporativa vem a aumentar o investimento estrangeiro nos países que ela pratica, tendo em vista que, uma maior transparência da administração das empresas públicas e privadas trazendo maior credibilidade e confiança por parte do mercado investidor. A literatura utilizada como base do trabalho apresentado, acredita que quando uma empresa tem uma grande participação do capital votante em um único controlador, menor será o valor de mercado da empresa representada. Outras teorias apresentadas no artigo, defendem que quanto maior a concentração de capital votante e do fluxo de caixa de uma empresa, menor o valor acionário da empresa.Outra teoria também defendida do artigo é o fato de que empresas em que existem uma grande separação no direito de voto e fluxo de caixa, possuem alta alavancagem. Também foi defendido que empresas que possuem uma grande concentração em seu direito de voto tem o seu payout[1]baixo.O artigo utilizou como métrica para suas pesquisas uma amostra bem abrangente, onde foram pesquisadas mais de duzentas empresas listadas na Bovespa, onde foram analisadas separadamente as ações Ordinárias e Preferenciais, foi considerado também, de forma separada, as empresas que tem um grande controlador das empresas que não possuem um grande controlador.

Artigo completo: