Resenha: A Águia e Galinha
Por luis carlos correa silva | 29/01/2012 | ResumosFACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS-FAMETRO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: MOYSÉS FLORÊNCIO SANTIAGO
RESENHADO POR: LUIS CARLOS CORREA SILVA¹
BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: Uma metáfora da condição humana. 46 ed. Petrópolis RJ: vozes, 2008.
O midraxe-bagadá águia e da galinha e as reflexões que suscitam questões que demandam esclarecimentos por elas pertencerem à agenda permanente do ser humano. Foi uma graça à águia ter encontrado um bom samaritano que a ajudou a recuperar os sentidos e voltar a ser plenamente sadia e que alguém despertasse o fogo interior de sua identidade.Os arquétipos são sempre ambivalentes: positivos e negativos. Pois vem carregados de emoção e de fascínio.
As vezes buscar soluções que podemos definir os nossos objetivos através de uma libertação interior do qual nós seres humanos temos os nossos lados positivos e negativos. Portanto éramos e acertamos na busca de objetivo maior e isso é uma metáfora da vida aonde somos as águias do conhecimentos sem medo de lutar e sempre testando nossos limites porque na vida agente trava uma batalha seja ela de vitoria ou derrota
Nesta abordagem trata-se de como podemos administrar as nossas vidas organizando ela para que futuramente possamos colher os nossos frutos que plantamos e é isso que essa obra traz de como seguir a procura das conquistas do florescimento do amor, a felicidade de experiências produtivas como base no amadurecimento da sabedoria da vida. É necessário que despertemos dentro à águia que existe dentro de nós para juntos construirmos um mundo melhor.
Portanto, a obra de Leonardo Boff tem como esclarecer e ajudar como pretendemos ganhar altura e sermos heróis de nossa própria saga e é nesse processo tudo tem a ver com tudo em todos os momentos e em todas circunstâncias. Redes de relações envolvem a todos, formando um incomensurável sistema dinâmico e sempre aberto a novas aquisições. O ser humano é parte deste todo e ocupa dentro dele um lugar singular por ser consciente e ético com a missão de cuidar da casa comum que de herança.
Manaus, junho 2011
¹Acadêmico de administração 1º período turma 111 noturno sala 08.