Religião Nativas da África
Por José Patrocínio de Souza | 14/08/2012 | HistóriaAUTOR:José Patrocínio de Souza.
RELIGIÕES NATIVAS DA ÁFRICA
RESUMO
Costumeramnente, quando se fala em religião na África ou de seus cultos afro-brasileiros, muita gente pensa logo na "macumba",não raras vezes com grande preconceito. Ora se haveria uma diversidade de povos e civilizações na África, fácil de se concluir que existiam diversas religiões e crenças também,a maioria com seus deuses e rituais próprios, embora apresentassem características parecidas, pois os africanos, obiviamente mantinham muitos cotatos entre sí e se apresentavam igualmente alguns elementos culturais comuns. É sobre estes aspectos gerais e religiosos que tratarei aqui neste artigo.
O universo das religiões afro-brasileiras é muito complexo,visto que diferentes grupos étnicos africanos deram origem a uma diversidade de denominações religiosas, destacando-se o candomblé e a Umbanda.
A rigor a "macumba" é um instrumento musical de origem africana como nas festas e cerimônias reliosas os negros usavam aqueles instrumentos , nas elites brancas e cristãs passaram a empregar o termo macumba genericamente. os praticantes dos cultos afro-brasileiros, porém recusam fortemente a expressão.
O candomblé, é uma religião afro-brasileiraque cultua os orixás trazidos da africa pelos negros.
Umbanda é um culto afro-brasileiro de origem recente Século ( XIX ecomeço do Século XX ), mesclando elementos do candomblé, catolicismo e espiritismo. a Humbanda considera o universo mesclado de entidades espirítas, os guias, que se apresentam uma hierarquia e entram em contatos com os homens por intermédio de um médium, eos incorporam.
____________Pós-graduado em Docência Universitário
José Patrocínio de Souza
A Religião confunden-se com a moral. Qualquer ação que prejudique a convivência humana ou equilíbrio das forças naturais podem ser punidas pelas lideranças tribais e reparada em rituais religiosos, sob o risco de haver secas doenças, enchentes etc..,Pois as divindades ficam irritadas. Por esse motivo,deve-se respeitar as pessoas, os bens e principalmente a vida,mesmo daqueles que ainda não partilharam da religião tradicional,lembrando que este modo de pensar e agir,é na África especificamente.
Para os Africanos não há uma separação clara entre religião, política e justiça, de modo que ao chefe da tribo ou rei, cabe o papel de liderar a comunidade, fazer justiça e guardar a Religião. Nas religiões e crenças tradicionais, evidenciam-se mais uma vez a importância que os grupos familiares tem para os Africanos. A família abarca não só vivos, mais igualmente os mortos. Desta forma,os vivos devem obedecer aos costumes e fazer o culto também dos antepassados- daí por que era comum jogar bebida e comida na terra para o espírito do antepassado ingerisse e ficasse satisfeito.
Na família estava também os não nascidos ainda. já para o casal,não poder gerar filhos é considerado como uma desgraça,pois quando estes morrerem,irão fazer culto de seus espirítos e de seus ancestrais. Portanto, para os Africanos ter muitos filhos será um descanso para a alma.
Acredita-se que no século XIII, um terço das crianças africanas morria antes de completar um ano de vida.
Alguns orixás mais conhecidos:
EXU- é tido como mensageiro entre os homens e os orixás e responsável pelo transporte das oferendas. Donina as forças que agem sobre a realidade. É homenageado ás sextas- feiras.
Ogum- orixá, forte e corajoso senhor da guerra e do fogo.
Xangô- orixá dos raios e dos trovões.
Oxóssi- senhor da mata e da caça, é responsável pelo alimento e todos os deuses.
Oxalá- teria separado o mundo material do espiritual.
Oxum- senhora das águas doces, dos lagos e das cachoeiras, é tida como bela e conhecida por sua beleza, vaidade e sensualidade.
Obaluaiê- apresenta rituais que é crucial a cura de certas enfermidades, possui no corpo marcas das doenças que carrega,daí porque se esconde atrás de um chapéu de palha em forma de manto.
Oxumarê- apresenta a forma de uma arco-íris entre o céu e a terra.
Lansã- senhora dos ventos, raios e tempestades e de sensualidade feminina.
Ossaim- orixá das folhas e das ervas medicinais.
Iemanjá- é tida como a mãe de todos os outros orixás e a deusa das águas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MATTOS, Regiane Augusto. História e cultura Afro-brasileiras. São paulo: editora Contexto,2007
Internet: http//www.ricardo costa.com blogs.sapo.pt/