Relatório Reflexivo

Por EUNICE PEREIRA DA SILVA | 13/07/2016 | Educação

III. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 

Este texto objetiva-se a descrever minuciosamente as atividades desenvolvidas durante o meu estágio de regência, que ocorreu no período de 26 de agosto a 21 de outubro de 2015, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Papa Paulo VI, no município de Novo Repartimento PA. Esta unidade de ensino atende cerca de 1200 alunos, na modalidade de Ensino Médio Regular, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Neste sentido, o que norteou a prática do estágio de regência, foi a partir da elaboração de uma sequência didática, na disciplina estágio IV, abrangendo o gênero textual notícia, e a partir de um breve diagnóstico da turma, constatou-se que os alunos têm dificuldades na compreensão e interpretação de textos. Desse modo, pergunta-se: como o trabalho com o gênero notícia pode contribuir para que os alunos melhorem seu desempenho na compreensão e interpretação de textos?

Sendo assim, a execução da sequência didática, neste nível de ensino, teve como objetivo amenizar as dificuldades de compreensão, interpretação e de produção textual, visto que a notícia é um gênero de fácil compreensão, devido estar em uma linguagem clara e objetiva, não é considerada como um texto complexo para esta modalidade de ensino.

Nesta perspectiva, este relatório reflexivo conterá a descrição da regência, as reflexões sobre a pergunta de pesquisa, as aulas ministradas, as contribuições para a minha formação docente, a avaliação de minha vivência do Estágio, como também das considerações finais e anexos. 

  1. DESCRIÇÃO DA REGÊNCIA 

As atividades realizadas com a turma foram voltadas às aulas de Língua Portuguesa: leitura, compreensão e produção textual, através de uma Sequência didática do gênero notícia.

1º Encontro

Este 1º encontro iniciou no dia 26 de agosto de 2015 e teve a duração de 35 minutos. Apresentei-me à turma e relatei sobre a proposta da sequência didática, que iríamos desenvolver no decorrer das 20 horas/aulas. Logo em seguida, iniciei a aula apresentando o gênero notícia, perguntando aos alunos se já haviam estudado sobre este gênero nas séries anteriores? O que eles conheciam sobre o gênero? Em seguida, entreguei uma atividade de conhecimentos prévios sobre o gênero em estudo, contendo algumas questões como: Você tem costume de ler jornais? E revista? Quais textos você conhece que estão dentro da esfera jornalística? Seus pais assinam algum jornal? Qual o conteúdo? Você já conhecia esse tipo de gênero? Estas questões serviram como um diagnóstico dos conhecimentos da turma a respeito do gênero notícia.

 Dentre as respostas dos alunos, a maioria respondeu que não possuíam o hábito de ler jornais, apenas assistiam os televisivos, outros responderam que ainda não conhecia este gênero e quanto à pergunta se os pais dos alunos possuíam assinatura de algum jornal, a resposta da turma foi negativa, ou seja, seus pais não possuíam assinatura de jornais.

 Durante o preenchimento do questionário, percebi que, alguns alunos tiveram dificuldades em compreender o comando das questões, logo, procurei esclarecer sobre o que cada questão estava solicitando. 

2º Encontro

Este episódio ocorreu no dia 01 de setembro de 2015, sendo duas aulas com duração total de 70 minutos. Comecei a aula explicando sobre a proposta da produção inicial, escrevi na lousa o tema da produção como mostra o exemplo abaixo:

 De acordo com o seu conhecimento sobre o “jogo de Charlie Charlie”, produza uma notícia sobre a repercussão deste jogo na sua escola.

 Após os inúmeros questionamentos dos alunos sobre a produção inicial, mostrei a eles alguns exemplos de notícias, para que eles pudessem ter uma noção do gênero, pois ainda não havia sido trabalhado este gênero na turma.

Observei que, mesmo explicando alguns aspectos da produção da notícia, alguns deles obtiveram inúmeras dificuldades durante o processo de produção, uns conseguiram finalizar nesta aula, outros só iniciaram, os demais não saíram do título, ficando para finalizar na próxima aula. 

3° Encontro

Esta aula aconteceu no dia 02 de setembro de 2015, com duração de 35 minutos. Neste momento, os alunos concluíram a produção da notícia, que havia iniciado na aula anterior. Os discentes que haviam faltado, iniciaram suas produções. Expliquei novamente sobre a proposta da atividade, para os que haviam faltado e para aqueles alunos que ainda não havia compreendido sobre a atividade proposta.

Neste período da regência, pude verificar que, na turma, havia inúmeras dificuldades no momento da produção textual, principalmente a de organização das ideias para a construção do texto. 

4° Encontro

Este encontro ocorreu em 08 de setembro de 2015, sendo duas aulas de 70 minutos no total, e teve como tema a leitura global.

...

Artigo completo: