Relatório Experimental: Preparo de Soluções e Titulação

Por Adler Nathan Santos Santana | 22/03/2018 | Educação

1 INTRODUÇÃO

Solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase. As soluções são formadas por um solvente (geralmente o componente em maior quantidade) e um ou mais solutos (geralmente componente em menor quantidade). As suas concentrações podem ser definidas de várias maneiras, como: normalidade, molaridade, molalidade e título. Quando se prepara uma solução, se faz necessária a determinação da concentração. Essa determinação é feita usando uma outra solução com uma concentração já conhecida, a chamada solução padrão (SUSSUCHI, et al.).

A operação química deste processo é denominada titulação. Por definição, titulação é o método de análise química pelo qual uma quantidade desconhecida de uma substância particular (analito) pode ser determinada, mediante a adição de uma solução de concentração conhecida (titulante), a qual reage com aquela em proporção definida e conhecida. O ponto final da titulação é indicado pela mudança de coloração de uma substância inserida no processo, chamada indicador que tem sua cor modificada no ponto final ou ponto de equivalência da reação (SUSSUCHI, et al.).

Ponto de equivalência é o ponto no qual a quantidade do titulante adicionado é exatamente suficiente para que se combine em uma proporção estequiométrica, ou empiricamente reproduzível com o titulado (analito). Nesta situação o que se tem é, no final da titulação, um número de equivalentes iguais entre as quantidades de substâncias que reagiram. Em termos equacionais: (RICARDO FELTRE, 1982)..

  • Soluções moleculares: São compostas por solutos de origem molecular, por exemplo, água com açúcar (C12H22O11 + água).
  • Há casos especiais onde há presença de compostos iônicos e moleculares compondo a solução, como o caso do ácido acético em água, que possui moléculas e íons  e H+.

Com relação entre a quantidade de soluto e solvente que compõe a solução (saturação da solução), classificamos as mesmas em:

A equação abaixo é conhecida como equação fundamental da volumetria e seu uso é feito nos cálculos de concentração de volumes iniciais e finais das soluções para determinação do valor ou da concentração (final ou inicial) ou do volume (final ou inicial):

As soluções podem ser classificadas de diferentes maneiras, pelo estado físico em que se encontram, com relação à natureza do soluto ou ainda pela quantidade de soluto e solvente que compõe a solução.

Com relação ao estado físico de agregação em que se encontram, podemos classificar as soluções em:

  • Soluções sólidas: ouro 18 quilates, latão e outras ligas metálicas diversas.
  • Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar.
  • Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.

Em casos onde todos os componentes da solução se encontram no mesmo estado físico, considera-se o soluto o composto presente em menor quantidade e solvente o composto presente em maior quantidade na mistura.

Com relação à natureza do soluto, classificamos as soluções em:

  • Soluções iônicas: São compostas de solutos iônicos, por exemplo, NaCl em água
  • Soluções insaturadas: Possuem menor quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente.
  • Soluções saturadas: Possuem a máxima quantidade de soluto em determinada quantidade de solvente.
  • Soluções supersaturadas: Possuem maior quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente.

As soluções podem ser concentradas ou diluídas, de acordo com a necessidade e aplicação a qual se destinam. Nas soluções concentradas, o volume total de solução diminui, porém, a concentração de soluto se mantém a mesma, já nas soluções diluídas, o volume total é aumentado, contudo a concentração de soluto se mantém a mesma. (FONSECA, 2013).

Esse experimento teve como objetivo, a prática e familiarização com as técnicas de volumetria e o uso de cálculos para o preparo de soluções a partir de substâncias diversas.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais

- Balança analítica

- Balão volumétrico

- Bastão de vidro

- Béquer

- Bureta

- Conta-gotas

- Erlenmeyer

- Espátula

- Etiquetas para identificação de soluções

- Funil de vidro

- Garra para a bureta

- Pipeta graduada

- Pipeta volumétrica

- Pipetador (pêra)

- Pissete

- Suporte universal

- Vidro de relógio

 

Reagentes:

- Ácido clorídrico

- Carbonato de sódio

- Hidróxido de sódio

- Fenolftaleína

- Alaranjado de metila

- Água destilada

Artigo completo: