Relatório de estágio curricular 4 - pedagogia em ambientes não-escolares
Por Sílvia Aparecida de Souza Nascimento | 24/10/2011 | EducaçãoULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
COMUNIDADE LUTERANA SÃO PAULO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR IV
Professor: José Carlos Walter
Acadêmica: Sílvia Aparecida de Souza Nascimento
Capetinga, outubro de 2011.
Relato do Histórico do Ambiente – Apresentação da Organização/ Instituição
Entidade: FUNDAÇÃO HUMANITÁRIA EURÍPEDES BARSANULFO
CNPJ: 20.946.323/0001-80
Tipo: Associação
Cidade/UF: Capetinga / MINAS GERAIS
Processo Número: 44006002979199900
Mantenedora/ Mantida: 0
Data do Registro: 09/11/99
Dirigente: IRENE DE JESUS ROSA
Início do mandato: 10/11/96
Situação: Registrada
Endereço: RUA SETE DE SETEMBRO, 170 - GOIANAZES
CEP: 37993000
Fone / Fax: (35) 543-1297
Título de Utilidade Pública Federal: Não
Título de Utilidade Pública Estadual: Não
Título de Utilidade Pública Municipal: Não
Breve caracterização do grupo a ser trabalhado – público-alvo
Ana Flávia dos Santos – 4 anos
Taísa dos Santos – 3 anos
Kauã Henrique dos Santos – 4 anos
Kauã Henrique Pereira – 2 anos
Kamilly Cristiny Dias da Cruz – 5 anos
Arthur Mendes Ribeiro – 4 anos
Vinícius Mendes Ribeiro – 5 anos
Júlia Tainá do Nascimento – 5 anos
Júlia Aparecida Pereira – 5 anos
Raiany Pereira – 5 anos
Luis Miguel Ferreira Fontes – 5 anos
Douglas Antônio Silva – 5 anos
Letícia da Silva – 4 anos
Luiz Gabriel da Silva – 5 anos
Kauê Antônio da Silva – 3 anos
Observação: Kauê Antônio da Silva mora na fundação. As demais crianças moram com seus pais. Todas as crianças são oriundas de famílias de baixa renda.
O contexto do projeto
O projeto que será desenvolvido durante a realização do Estágio Curricular IV chama-se “Projeto: quem sou eu?”. Em 2002, minha filha estava com seis anos e começou a frequentar a pré-escola na Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Encantado aqui em Capetinga, Minas Gerais. Durante o ano letivo de 2002, minha filha fez vários trabalhinhos e atividades, entre eles está o “Projeto: Quem Sou Eu?”. Durante esses anos, guardei este projetinho. Achei muito interessante a forma como a “Tia Fernanda” tinha abordado o tema “identidade” com seus alunos. No total, foram desenvolvidas vinte e duas atividades, todas lúdicas e muito criativas. Quando tive a oportunidade de fazer o estágio curricular IV em ambientes não escolares, optei logo pela creche da Fundação Humanitária Eurípedes Barsanulfo porque já tenho contato com eles há algum tempo. E em seguida, decidi desenvolver com as crianças da creche o projeto citado acima. Há alguns projetos com o mesmo título na internet, com atividades similares as que serão desenvolvidas na creche da fundação. O projeto será desenvolvido de vinte e quatro de outubro de 2011 a vinte e cinco de novembro de 2011.
Justificativa
Há tanto o que ensinar para as crianças. Quais são os conteúdos que são realmente relevantes para elas? Quais chamam a atenção delas? Quais os conhecimentos estão intimamente ligados à vida delas? A construção do conhecimento deve partir do particular e caminhar em direção ao geral. A criança deve conhecer ela mesma, sua origem, suas características físicas, suas características de personalidade, suas preferências, seus sonhos... Depois virão os conhecimentos sobre: família, cidade, estado, região, país, continente, mundo... Enfim, a construção do conhecimento pela criança deve partir dela mesma. Por isso é tão importante a realização do projeto: “Quem sou eu?”.
Objetivo Geral
Ajudar a criança a construir sua identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, de interações socioculturais e de vivência de diferentes situações.
Objetivos Específicos
A criança irá:
1- Escrever o nome corretamente.
2- Reconhecer-se como pessoa.
3- Descobrir suas origens.
4- Perceber que é fruto do amor de seus pais.
5- Descobrir como era quando bebê.
6- Identificar características físicas atuais dela.
7- Descobrir o valor de sua massa.
8- Descobrir qual é o número de seu calçado.
9- Aprender cuidados de higiene com os pés.
10- Descobrir qual é a sua altura.
11- Identificar a cor de seus olhos e também de seus cabelos.
12- Conhecer as diversas partes que compõem seu corpo.
13- Nomear ações que podem ser feitas com seu corpo.
14- Saber que suas mãos trazem as digitais.
15- Descobrir sua brincadeira preferida.
16- Escolher dentre as várias profissões existentes aquela que mais tem a haver com sua personalidade.
17- Descobrir características de sua casa.
18- Identificar as pessoas que fazem parte de sua família.
19- Identificar os objetos e móveis que ficam em seu quarto.
20- Descobrir quais os tipos de roupas lhe agrada.
21- Identificar características de seus colegas de classe e se sua professora.
22- Identificar as características de sua escola.
METODOLOGIA
1º Dia
Comprar todo o material necessário para o desenvolvimento do projeto. Ir até a escola para conhecer as crianças e explicar, para as mesmas, o que é o projeto “Quem sou eu?”, sua finalidade e importância. Buscar o apoio de todos os funcionários da creche, principalmente da professora regente responsável pela turma.
2º Dia
Entregar para os alunos a primeira folha do projeto. A criança deverá preencher com seu nome (apenas o primeiro nome) o local correspondente ao autor e também o local correspondente ao ilustrador. A professora e a estagiária deverão auxiliar cada aluno na realização desta tarefa. É importante que a criança escreva seu nome corretamente.
3º Dia
Entregar o papel cartão (de cor laranja) para os alunos. Nele já deve estar pronto o molde da moldura para o quadro. A criança deve recortar o papel formando a moldura. Entregar o papel laminado para os alunos. Nele já deve estar pronto o molde do espelho. A criança deve recortar o papel formando o espelho. Na folha correspondente à segunda tarefa, a criança deverá colar, primeiramente, a moldura, depois, sobre ele, colar o espelho.
4º Dia
Ajudar cada criança a preencher a terceira folha com as informações obtidas através de entrevista com os pais das mesmas. A estagiária deve acompanhar o desenvolvimento da tarefa por cada criança. Paciência é a palavra-chave para esta tarefa. O importante é que a criança realize a tarefa com capricho e não num curto espaço de tempo.
5º Dia
Entregar para cada criança a folha de papel dobradura (de cor vermelha). Nela deverão estar desenhados três corações - um coração para o papai, um coração para a mamãe e um coração para a criança. A quarta tarefa consiste em recortar os três corações, colar na folha correspondente à quarta tarefa. No primeiro coração, a criança deverá escrever “papai” e fazer o desenho de seu pai. No segundo coração, a criança deverá escrever “mamãe” e fazer o desenho de sua mãe. No terceiro coração, a criança deverá escrever “eu” e fazer o desenho que corresponde a ela mesma.
6º Dia
Auxiliar a criança a fazer a colagem da foto dela quando era um bebê na folha correspondente à tarefa número cinco. Descobrir e ajudar a criança a escrever quatro características suas quando era um bebê.
7º Dia
Auxiliar a criança a fazer a colagem da foto atual dela na folha correspondente à tarefa de número seis. Ajudar a criança a escrever quatro características físicas dela hoje.
8 º Dia
Verificar a massa (pesar) cada criança e ajudá-la a preencher a sétima folha. Entregar o desenho de uma balança para a criança colorir. Depois, entregar uma revista para cada criança para que ela pesquise e recorte a foto de uma mulher (no caso de ser uma menina) ou a foto de um homem (no caso de um menino). Finalizando, a criança deverá colar o desenho da balança e sobre ele, colar o desenho de mulher ou de homem, como foi explicado acima.
9º Dia
Tire o sapatinho da criança, pinte a sola de seu pé direito com tinta verde à base de água. Você transformará o pezinho da criança em uma espécie de “carimbo”. Carimbe a folha correspondente à oitava tarefa. Limpe o pezinho da criança e recoloque nela o calçado. Pergunte a ela qual o número de seu sapatinho. Ajude a criança a escrever o número de seu sapatinho na folha, finalizando a oitava tarefa.
10º Dia
Na nona folha, a criança deverá escrever três frases sobre cuidados que devemos ter com nossos pés. Depois de realizar a tarefa, ensinar as crianças a cantar a música “O sapo não lava o pé”.
11º Dia
Medir a altura da criança, usando a fita métrica. Cortar um pedaço de lã preta de tamanho correspondente à altura da criança e pedir que ela cole na folha correspondente à tarefa de número dez. Para finalizar a tarefa, a criança deverá completar a frase “minha altura é...”.
12º Dia
Verificar a cor dos olhos de cada criança. Ajudar cada uma a completar a frase “Meus olhos são...”. Distribuir uma revista e uma tesoura para cada criança. Pedir que pesquisem, recortem e colem na folha de número onze uma foto de olhos humanos. Verificar a cor dos cabelos de cada criança. Ajudar cada uma a completar a frase “meus cabelos são...”. Cortar uma mecha bem pequena do cabelo de cada criança, colocar dentro do saquinho para fazer sacolé e fixar na folha onze.
13º Dia
Entregar para cada criança um desenho do corpo humano dividido em partes. A criança deverá recortar as partes. Em seguida, deverá colar essas partes corretamente na folha de número doze. Finalizando a tarefa, a criança deverá colorir o desenho usando giz de cera.
14º Dia
A tarefa de número treze consiste em escrever oito ações que podem ser realizadas com nosso corpo. A estagiária e a professora responsável auxiliarão as crianças na realização da tarefa. É importante que as crianças opinem e participem ativamente na escolha das oito ações.
15º Dia
Pinte a mão direita de cada criança com tinta à base de água (de cor verde). A mãozinha de cada criança se transformará em uma espécie de “carimbo”. Carimbe a décima quarta folha no local adequado. Limpe e encerre a atividade.
16º Dia
Entregue a décima quinta folha. Ajude cada criança a completar a frase “minha brincadeira preferida é...”. Entregue um pedaço de lixa vermelha. Este pedaço de lixa deve ter o formato de um retângulo de 20 cm x 13,5 cm. A criança deve colar a lixa na folha usando cola branca, depois fazer um desenho livre usando giz de cera. Este desenho deve ser a brincadeira favorita da criança e deve ser feito sobre a lixa.
17º Dia
A tarefa de número 16 é muito simples. A criança deverá fazer um desenho sobre a profissão que quer seguir quando for adulto. O desenho é livre e a criança irá precisar de lápis preto nº. 2, borracha, lápis de cor e giz de cera.
18º Dia
Entregue um retângulo de papel dobradura (de cor laranja) de 22 cm x 16 cm para cada criança. Ensine as crianças a fazerem uma casa usando o papel dobradura. Peça a elas que colem a casinha na folha de número 17 usando cola branca. Depois peça para as crianças desenharem uma janela e uma porta na casinha, usando giz de cera.
19º Dia
Na folha de número 18, a criança deverá completar a frase “Em minha casa somos em ______ pessoas”. Entregue um retângulo de papel camurça (de cor rosa) de 18,5 cm X 14 cm que deverá ser colado com cola branca na folha 18. A criança deverá fazer um desenho, representando sua família, usando giz de cera. O desenho é livre.
20º Dia
Entregue um retângulo de papel camurça (de cor cinza) de 11,5 cm x 9,5 cm. Ensine a criança a fazer um roupeiro usando este retângulo. Depois de pronto, a criança deverá colar o roupeiro na folha 19. Usando lápis de cor, a criança irá fazer os puxadores do roupeiro. Entregue uma revista e uma tesoura para cada criança, que deverá pesquisar uma foto de vestido (se a criança for menina) ou uma foto de calça (se a criança for menino). A foto deverá ser colada dentro do roupeiro. Entregue um palito de picolé de 11,5 cm de comprimento, um palito de 6,5 cm de comprimento e um retalho de tecido xadrez de 3,5 cm x 12,5 cm. A criança deverá colar, usando cola branca, os palitos e o tecido, formando uma cama.
21º Dia
Entregue um desenho no qual estarão um menino e uma menina. A criança deverá colar o desenho, usando cola branca, na folha de nº. 20. Depois, irá colorir o desenho usando lápis de cor e giz de cera. Entregue uma revista e uma tesoura para cada criança, que deverá pesquisar, recortar e colar sobre o desenho, em local apropriado, fotos de roupas (saia e blusa ou vestido e calça e camisa).
22º Dia
Faça o desenho de quatro bonequinhos de mãos dadas em uma folha de papel dobradura (de cor rosa-claro). Os bonequinhos representam os colegas de classe. Entregue para cada criança que deverá recortar o desenho e colar na folha de número 21 no local adequado. Finalizando a tarefa, usando lápis preto número 2, borracha, lápis de cor e giz de cera, a criança deverá fazer o desenho de sua professora e de sua escola. Os desenhos também serão feitos na folha de número 21.
23º Dia
Ajude as crianças a completarem a frase “Eu estudo na...”. Entregue uma folha de papel sulfite (de cor amarela) para cada criança. Ensine-as a fazer uma escola usando a folha de sulfite. Depois de pronta, a dobradura formando a escola deverá ser colada com cola branca na folha de número 22. Para finalizar a tarefa, a criança desenhará uma porta e quatro janelas na escola, usando lápis de cor e giz de cera.
Equipes e parcerias
A responsável pelo desenvolvimento do projeto é a acadêmica (Sílvia Aparecida de Souza Nascimento), sob a supervisão da professora regente da turma (Cacilda Aparecida Silva).
Cronograma
DATA |
ATIVIDADE |
24-10 |
Apresentação do Projeto |
25-10 |
Realização da tarefa número 1 |
26-10 |
Realização da tarefa número 2 |
27-10 |
Realização da tarefa número 3 |
28-10 |
Realização da tarefa número 4 |
31-10 |
Realização da tarefa número 5 |
01-11 |
Realização da tarefa número 6 |
03-11 |
Realização da tarefa número 7 |
04-11 |
Realização da tarefa número 8 |
07-11 |
Realização da tarefa número 9 |
08-11 |
Realização da tarefa número 10 |
09-11 |
Realização da tarefa número 11 |
10-11 |
Realização da tarefa número 12 |
11-11 |
Realização da tarefa número 13 |
14-11 |
Realização da tarefa número 14 |
16-11 |
Realização da tarefa número 15 |
17-11 |
Realização da tarefa número 16 |
18-11 |
Realização da tarefa número 17 |
21-11 |
Realização da tarefa número 18 |
22-11 |
Realização da tarefa número 19 |
23-11 |
Realização da tarefa número 20 |
24-11 |
Realização da tarefa número 21 |
25-11 |
Realização da tarefa número 22 |
Anexos
No relatório final serão anexados:
- 23 folhas do projeto original de 2002 que foram utilizadas como fundamentação teórica para o desenvolvimento de projeto.
- a documentação necessária para comprovar a realização do estágio.
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto, observando a participação de cada aluno.
Resumo
O estágio curricular IV será cumprido na Fundação Humanitária Eurípedes Barsanulfo, localizada na cidade de Capetinga-MG, mais especificamente no distrito de Goianazes-MG. O projeto “Quem sou eu?” será desenvolvido com crianças entre dois e cinco anos, provenientes de família de baixa rendas. Espera-se que os objetivos propostos sejam alcançados e que o projeto citado anteriormente contribua verdadeiramente para a construção do conhecimento e da cidadania das crianças, ou seja, colabore para o desenvolvimento pleno das mesmas. Espera-se que o projeto faça realmente a diferença na vida delas porque as crianças são as maiores riquezas de um país. Se quisermos mudar um país é necessário investir nas crianças, pois elas representam o futuro da nação.