Relatório de Diagnóstico - Viçosa -MG
Por Ana Lúcia Gouvêia | 12/02/2014 | PolíticaAVALIAÇÃO DA DEMANDA HABITACIONAL para implantação do Programa Minha Casa Minha Vida - Recursos FAR.
Empreendimento: Conjunto Habitacional - 1220 Unidades Habitacionais.Localização: Fazenda Colônia Vaz de Melo – Coelha,Zona Rural-Viçosa - Prefeitura Municipal de Viçosa
3. AVALIAÇÃO DA DEMANDA HABITACIONAL 3.1 Justificativa do empreendimento / Demanda Habitacional e público-alvo: Conforme Plano Local de Habitação de Interesse Social, o município de Viçosa-MG com uma população de 76.147 mil habitantes em 2013 e IDH 0,809, tem um déficit habitacional de 1.780 domicílios. A necessidade de suprir a demanda da população por unidades habitacionais é prioridade, a fim de atender aos casos de vulnerabilidade social ainda existentes no Município. Cômodos alugados e cedidos (coabitação disfarçada): Famílias que moram em quartos ou cômodos alugados ou cedidos usando de forma comum áreas de acesso e equipamentos sanitários, com ausência de privacidade. Ônus excessivo com aluguel: consideram-se as famílias com renda familiar de até 03 (três) salários mínimos, que comprometem 30% ou mais de sua renda com pagamento de aluguel. Temos no município 06 famílias que vivem de aluguel social. A Comissão de análise da viabilidade de empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, da Prefeitura Municipal de Viçosa foi instituída pela Portaria nº 021/2014, anexada a este diagnostico, constatou que o Déficit Habitacional do Município é aproximadamente de 1.780 (mil setecentas e oitenta)
famílias, sendo 8.380 domicílios com Inadequação Fundiária, tendo, portanto demanda suficiente para Unidades Habitacionais do Empreendimento supracitado.