Relatório com base no artigo: “A Importância do Sistema de Informação Contábil como Fonte de Informações para Tomada de Decisões” – Análise sobre o software Domínio

Por Suelen Caroline dos Santos Rosa | 01/03/2018 | Resumos

Curso: Ciências Contábeis

Aluna: Suelen Caroline dos Santos Rosa                                  

Data: 15/09/2017

 

Atividade Marco Avaliativo I - Laboratório de Prática Contábil

Relatório com base no artigo: “A Importância do Sistema de Informação Contábil como Fonte de Informações para Tomada de Decisões” – Análise sobre o software Domínio.

Com base no mencionado artigo, o presente estudo tem por objetivo demonstrar de que forma o sistema de informação contábil contribui na gestão empresarial. Sabemos que com o passar dos anos manter controles internos eficientes se torna cada vez mais importante para que as organizações possam se manter no mercado e obter um retorno satisfatório. O sistema possibilita a organização dos registros contábeis, transformando-os posteriormente em informações evidenciadas através de relatórios proficientes, ferramenta fundamental para definir o futuro da empresa, pois através destes é possível identificar fatores de riscos conduzindo gestores a tomada de decisões.

O principal elemento do sistema de informação contábil é o plano de contas, já que através dele serão captados os dados fornecidos. A estrutura do plano de contas deve ser detalhada, abranger amplamente diferentes ângulos da informação, ultrapassando o enfoque contábil e viabilizando a obtenção de relatórios que possam ser compreendidos por todos os usuários. Conhecer a organização é fundamental para a definição dos componentes a serem inclusos ao SIC, a parametrização deve ser realizada integralizando todas as necessidades informacionais. A administração da empresa é responsável por designar o detalhamento mais oportuno, levando em consideração os departamentos, centros de custos ou atividades, definindo assim quais relatórios serão relevantes. Portanto, o nível de granularidade, varia de acordo com as necessidades do cliente.

Atualmente o sistema utilizado no escritório que trabalho é o Domínio, que se trata de um sistema totalmente integrado, tendo em vista que possibilita a associação de todas as informações dos três departamentos que compõe a empresa: contábil, fiscal e pessoal. O software foi substituído recentemente visando primeiramente praticidade na rotina dos colaboradores, dispondo de ferramentas diferenciadas, como por exemplo, a importação de extratos bancários que aumenta de forma significativa o aproveitamento do tempo de trabalho. O Domínio inicia com um plano de contas padrão satisfatório de um modo geral, uma vez identificadas as particularidades, os ajustes são realizados promovendo um serviço adequado ao perfil do cliente.

São disponibilizados diversos relatórios que podem ser utilizados de forma operacional, contribuindo para o desenvolvimento das atividades dos colaboradores. Ou gerenciais, influenciando diretamente na gestão organizacional. Os principais relatórios emitidos são:

  • Departamento Contábil: Diário, Razão, Balancete, Balanço, Relatório de movimento de caixa, análise vertical e horizontal, gráficos de análise, demonstrativos (DRE, DMPL, DLPA, DFC, Notas Explicativas).
  • Departamento Fiscal: Relatório de entradas e saídas, relatório de serviços, acompanhamento de estoque, demonstrativos de faturamento, demonstrativos de apuração de impostos, gráfico de faturamento.
  • Departamento Pessoal: Folha de pagamento (Resumo, extrato, relação de férias, relação de rescisões), Relatório de encargos trabalhistas, Relatórios de Provisões de Férias e 13º Salário, gráficos. 

Concluo este estudo afirmando que o sistema de informação contábil de forma generalizada, é ferramenta primordial para a gestão de qualquer empresa. Em especial, saliento que o sistema Domínio objeto da análise, atende perfeitamente as atribuições exercidas pela empresa de forma eficiente e eficaz. Dispondo de um suporte seguro do ponto de vista operacional, minimizando a ocorrência de qualquer imprecisão nas informações fornecidas que possam vir a dificultar a identificação de fatores de riscos, gerando assim resultados satisfatórios para a gestão das organizações dos clientes.

Artigo completo: