RELAÇÃO ENTRE GESTÃO EMPRESÁRIAL E GESTÃO PÚBLICA – BREVE RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS E POLÍTICAS PUBLICAS

Por FÚLVIO JORGE ZANIBONI | 16/05/2018 | Educação

Resumo:

O presente artigo destaca parte de um estudo bibliográfico de uma pesquisa em andamento, onde o objetivo é o de investigar o nível de profissionalização da gestão de pessoas no âmbito das escolas técnicas do Estado de São Paulo. Para que seja possível a realização desta pesquisa, faz-se necessário a apresentação e explicação das teorias de gestão empresarial, de gestão pública e a ligação da gestão pública com as orientações advindas das políticas públicas brasileiras.

Palavras-chave: Administração Empresarial; Administração Pública; Políticas públicas

Introdução

O presente artigo é o resultado parcial de uma pesquisa em andamento, que tem como foco, investigar o nível de profissionalização da gestão de pessoas no âmbito das escolas técnicas do Estado de São Paulo. Devido ao fato da pesquisa analisar a Gestão de Pessoas, faz-se necessário a compreensão de conceitos relacionados à Administração Empresarial e a Administração Pública, bem como uma breve analise sobre os conceitos de Políticas Públicas.

Para que possamos atingir o objetivo de compreender melhor os conceitos e evolução da ciência da Administração, foram realizadas pesquisas bibliográficas com o intuito de apresentar da melhor maneira seus conceitos e evolução.

O artigo se inicia apresentando de forma geral os conceitos de Administração, passando pela Teoria da Administração Cientifica, Teoria da Administração Clássica, Teorias Transitivas, Teoria das Relações Humanas, Teoria Neoclássica da Administração, Teoria Estruturalista (Burocracia e Estruturalista), Teoria Comportamental e Teoria Contingencial, serão apresentados também os conceitos e fundamentos de Administração Pública e de Políticas Públicas.

Por último serão apresentadas as considerações finais, onde será a principal diferença entre Administração Empresarial e Administração Pública, e o que leva a essa diferença, demonstrando a que resultado essa diferença leva.

1 – Conhecendo a Administração

Iniciamos este artigo, demonstrando alguns fundamentos da administração e sua importância na realização dos mais diversos empreendimentos humanos. As teorias da administração surgiram com o crescimento das organizações, que com o passar dos tempos foram se desenvolvendo, crescendo e apresentando problemas mais complexos para serem resolvidos por seus dirigentes, surge aí a necessidade de se ter ferramentas para enfrentar os problemas apresentados.

Nos tempos atuais onde ocorrem mudanças constantes, a administração se apresenta como uma ferramenta de grande importância para enfrentar as mudanças, as incertezas e a complexidade desses novos tempos, onde existe a preocupação de realizar as tarefas com eficiência e eficácia, para tanto se apresenta a administração. Como fundamenta Chiavenatto “a tarefa básica da administração é a de conseguir fazer as coisas por meio de pessoas e de recursos disponíveis de maneira eficiente e eficaz.” (CHIAVENATTO, 2014, p. 12), sendo assim a administração vem para dar suporte para que possamos realizar as tarefas necessárias, utilizando da melhor maneira possível os recursos humanos e materiais na realização destas tarefas para que sejam eficientes e eficazes, a administração tem sua aplicação em diversos setores como industrias, setor público, educação, e etc.

O escritor Chiavenatto deixa claro que:

A tarefa do administrador aplica-se a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja ela indústria, cadeia de supermercados, escola ou universidade, clube, hospital, banco ou empresa de consultoria. Toda organização – precisa ser adequadamente administrada para alcançar seus objetivos com maior eficiência e economia de ação e recurso. (CHIAVENATTO, 2014, p. 13)

Fica claro no texto acima que, a administração se aplica a todos os tipos de organizações, independente do ramo ou setor de atuação, pois, onde temos pessoas e recursos materiais sempre haverá a necessidade de se administrar algo. A administração também tem o papel de coordenar o conhecimento das pessoas envolvidas nos processos produtivos, sejam eles, industriais, comerciais, educacionais, etc. Para a realização de tarefas produtivas as pessoas precisam trabalhar em cooperação umas com as outras, para que assim possam atingir os objetivos produtivos com maior eficiência e eficácia, e para que esse trabalho cooperativo se realize da melhor forma possível, faz-se necessário a aplicação da administração, para coordenar, planejar, executar e controlar as tarefas a serem realizadas e as pessoas que as realizarão.

Para estudarmos a administração podemos compreende-la analisando-a de maneira metodológica como sendo uma ciência, uma técnica e uma arte. No aspecto da ciência é importante sabermos que ela estuda o que já existe na realidade, não criando coisas ou objetos para seus estudos, o objetivo fundamental da ciência é a busca pela explicação e pelo conhecimento. Já o aspecto técnico vem para complementar a ciência, e tem como objetivo a manipulação e a operação da realidade, seguindo determinados programas, procedimentos e regras que estabelecem procedimentos com o intuito de modifica-los conforme as necessidades. O aspecto da arte da administração se refere ao processo individual e pessoal, pelo qual o administrador baseado em seus conhecimentos, busca dar soluções inovadoras e criativas para problemas e situações enfrentados nas organizações. Sendo que esses aspectos são devidamente explicados por Chiavenatto em três tópicos a seguir:

1.     Como ciência: a Administração repousa em fundamentos científicos, em metodologias e em teorias sobre fatos e evidências que são analisadas, experimentadas e testadas na prática cotidiana. Como ciência ela define o que causa o quê, por que causa e quando causa, isto é, as relações de causa e efeito. Em outras palavras, quando determinada força fará andar e quando fará parar.

2.     Como Tecnologia: A Administração utiliza técnicas, modelos, práticas, ferramentas conceituais baseadas em teorias cientificas que facilitam a vida do administrador e tornam o seu trabalho mais eficaz. E como se mede isso? A partir de resultados.

3.    Como arte: A Administração requer do administrador a leitura de cada situação em uma visão abrangente, com intuição e abordagem criativa e inovadora não somente para resolver problemas ou lidar com pessoas, mas principalmente para criar, mudar, inovar e transformar as organizações e leva-las à excelência e ao sucesso. (CHIAVENATTO, 2014, p. 15)

A Administração estuda as organizações, tentando compreender seu funcionamento, dinâmica de crescimento e evolução, demonstrando uma visão descritiva e explicativa sobre a organização. Sendo assim, a Administração como uma ciência produz hipóteses e teorias que procuram conduzir a organização as metas e objetivos estabelecidos. Com relação as teorias da administração que surgiram, estão a Teoria da Administração Cientifica, Teoria da Administração Clássica, Teorias Transitivas, Teoria das Relações Humanas, Teoria Neoclássica da Administração, Teoria Estruturalista (Burocracia e Estruturalista), Teoria Comportamental e Teoria Contingencial, Administração Pública e de Políticas Públicas, essas teorias serão explicadas e analisadas nos próximos tópicos.

Artigo completo: