Relação da perda de cobertura florestal com a erosão laminar e uma análise de caso de 2 (dois) municípios da região do Caparaó, macroregião sul do estado do Espírito Santo
Por Juliana Tessarolo Cunha | 18/04/2012 | AmbientalINTRODUÇÃO
As comunidades biológicas fornecem uma grande variedade de serviços ambientais que não são consumidos pelo uso. Este valor não consumista é, às vezes, relativamente fácil de se calcular, como no caso do valor de insetos que fazem a polinizaçãoem plantações. Culturascomo maracujá, figo, abacate e outras dependem de insetos para produzir. O valor destes polinizadores poderia ser estimado através desta ação ou sobre o quanto o agricultor teria que pagar se tivesse que alugar colméias de algum apicultor. Determinar o valor de outros serviços de ecossistemas pode ser mais difícil, particularmente em nível global (PRIMACK; RODRIGUES, 2001).
Para Bottini (2005), muitas mudanças de ecossistema são planejadas, mas muitas delas são conseqüências inadvertidas de outras atividades humanas. A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AM) identificou quatro grandes categorias de serviços dos ecossistemas que sustentam diretamente o bem-estar humano: os de abastecimento, de regulação, culturais e de apoio.
A função de abastecimento dos ecossistemas fornece bens e outros serviços que sustentam vários aspectos do bem-estar humano. As funções de regulação dos ecossistemas também afetam o bem-estar humano de múltiplas maneiras. Incluem a purificação do ar, a água potável, a redução de inundações ou secas, a estabilização do clima local e regional, e interrupções e equilíbrios que controlam o âmbito e a transmissão de certas enfermidades. Logo, mudanças na função de regulação de um ecossistema podem ter conseqüências sobre a saúde humana e sobre outros componentes do bem-estar (BOTTINI, 2005).
Os processos erosivos podem ser estudados com a utilização de diferentes abordagens. Em geral, podem- se distinguir abordagens que buscam a quantificação das perdas de solo por erosão, e abordagens que buscam a avaliação qualitativa do comportamento erosivo dos terrenos (GERRA, SILVA e BOTELHO, 1999).
Objetivou-se com esse trabalho, relacionar a perda de cobertura florestal com o aumento da perda de solo pela erosão laminar em dois municípios capixabas da região do Caparaó, e ainda as demonstrar as conseqüências que esta poluição pode causar com no bem-estar humano.