Regionalização da África

Por Lucas Bonacossa Sant'Anna | 06/12/2012 | Geografia

Resumo: O artigo a seguir abordará as diversas regionalizações da África, comparando-as com imagens e gráficos para maior entendimento. Trará consigo alguns temas de grande debate atual tal como a regionalização por aspectos culturais. Mostrará também outros tipos de regionalizações que a África sofre até hoje.

Introdução

Desde o início dos tempos o continente Africano vem sofrendo muitas mudanças. Inicialmente a África era um continente livre, porém por ser fraco e por interesses econômicos externos (principalmente ingleses) acabou virando colônia. Com isso, o continente africano foi explorado e teve que se adaptar à condições horríveis propostas pelos colonizadores. Essas condições foram elaboradas pensando apenas em interesses financeiros e políticos e não se ouvia o pensamento dos povos lá existentes.

Após colonizada, a África, que era um continente livre sem fronteiras no qual existiam apenas tribos rivais, passou a ser um continente dividido por fronteiras impostas. Veja a imagem do mapa a seguir que demonstra como o continente ficou após a criação das fronteiras.

Quando a África se viu livre de suas metrópoles já tinha perdido muito de sua essência e estava totalmente modificada.

Não vamos nos aprofundar na colonização e na cultura. Enfim, os colonizadores ignoraram as diferenças lá existentes e demarcaram seu território impiedosamente.

Graças a tais fatos a África tornou-se do jeito que conhecemos hoje, onde existem apenas divisões impostas por outros países.

Artigo completo: