Refugiados ou Extraterrestres

Por jeferson | 30/10/2015 | Direito

A Convenção de Refugiados de 1951, que estabeleceu o ACNUR, determina que um refugiado é alguém que temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontra fora do país de sua nacionalidade e que não pode ou, em virtude desse temor, não quer valer-se da proteção desse país.

Atualmente na Europa esta acontecendo uma grande crise de imigrantes, Mais de 300 mil imigrantes já arriscaram suas vidas tentando atravessar o Mediterrâneo neste ano, segundo as Nações Unidas. Em todo o ano passado, foram 219 mil pessoas. Cerca de 200 mil pessoas desembarcaram na Grécia desde janeiro, enquanto outras 110 mil chegaram à Itália. Infelizmente, não são todos os imigrantes que conseguem chegar vivos, aos seus destinos, foram descobertos em um caminhão abandonado na Áustria, contendo ao menos 71 pessoas mortas, que podem ser imigrantes sírios.

Diante de todo o cenário a “mãe” da paz, o guardião dos direitos humanos a ONU, não poderia apenas assistir de camarote o cenário caótico dos países Europeus. 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon  pediu os países europeus façam mais para ajudar os milhões de refugiados que chegam a seu território procedente do Oriente Médio e da África.

O que ninguém esperava era a super imigração de refugiados para a Europa, em números estrondosos, causando diversas mortes nos trajetos para a Europa. Além das mortes de refugiados, esta acontecendo em algumas partes da Europa grandes choques culturais.

Alguns países estão sofrendo mais do que os outros com as imigrações de refugiados devido, não estarem preparados estruturamente para receber grandes números de pessoa. Um exemplo e a Hungria, aonde o seu parlamento chegou a aprovar a construção de um muro que se estima que a vedação venha a ter cerca de 175 quilômetros de comprimento.

Os refugiados são os mais prejudicados, além de gastarem o resto de dinheiro que sobrou com os contrabandistas, eles passam grandes períodos sem comerem, sendo que muitos refugiados acabam fugindo de seu pais com toda família, por tanto muitos refugiados tem filhos pequenos, os quais necessitariam de um cuidado maior,para piorar a situação ainda mais muitos países os tratam como animais,aos quais são obrigados a anda grandes distancias, dormindo em beira de estradas sem agasalhos,cobertores sem apoio algum.

Será que existem extraterrestres? Que os mesmos estão tentando invadir os nossos países? Ainda não foi comprovada a existência de extraterrestres, o que esta comprovada é que, quem esta tentando invadir os nossos países são os homo sapiens, eles não vieram de outro planeta, mas sim a sua grande maioria veio do Oriente Médio e da África.

Em 1951, foi adotada a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951, fonte inspiradora do trabalho do ACNUR. Dessa forma, o ACNUR tem também um importante papel a desempenhar promovendo e velando pelo cumprimento, por parte dos Estados, da Convenção de 1951 e permitindo-lhes que ofereçam uma proteção adequada aos refugiados no seu território.

A Convenção de 1951 estabeleceu o "status" de refugiados e a documentação legal para que assim fosse considerado um refugiado, definindo sua obrigação legal em relação ao Estado.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português e UNHCR em inglês, é um órgão das Nações Unidas. Criado pela Resolução n.º 428 da Assembleia das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1950, tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Sua sede é em GenebraSuíça. Possui mandato para proteger os refugiados e buscar soluções duradouras para os seus problemas. As principais soluções duradouras são repatriação involuntária, integração local e reassentamento em um terceiro país.

Mesmo com diversos órgãos de proteção a refugiados, com diversas ações monetárias, com inúmeras leis e tratados, os refugiados continuam sendo tratados com animais, extraterrestre.

O maior problema, é que os países Europeus não são apenas os culpados, pois atualmente no especo geográfico mundial existem mais de 205 países,sendo que na Europa contem apenas 48 países,os quais, os mesmos estão sobrecarregados com milhares de refugiados, a ONU e composta por mais de 200 países.Todos deveriam se comprometerem e ajudar os refugiados afinal são seres humanos, como qualquer pessoa no mundo.

Ao invés de todo mídia mundial bombardear os países Europeus com criticas, por que não represar os seus países de origem para ajudar,os refugiados,represar seus países para enviar condimentos e realmente mais fácil fingir que o problema não existe do que busca uma solução viável para ele.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2015/08/29/o-que-ha-por-tras-da-crise-de-imigrantes-na-europa.htm

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/europa-precisa-fazer-mais-pelos-refugiados-diz-ban-ki-moon-na-onu.html

http://www.ionline.pt/artigo/401463/hungria-parlamento-aprova-construcao-de-muro-para-impedir-a-entrada-de-refugiados?seccao=Mundo_i

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/09/voluntarios-se-cadastram-para-receber-refugiados-na-europa.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_Comissariado_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_para_os_Refugiados