Reflexão sobre o plano de estudos do curso de Física, modelo (12ª+1) da Universidade Pedagógica a luz das teorias curriculares.
Por Basilio Jose Augusto Jose | 07/06/2015 | EducaçãoResumo
O interesse em elaborar um trabalho que relacione a teoria do currículo com o ensino da física é uma das preocupações da actualidade. Por acreditar que a física tem uma importância fundamental no processo de formação social e cultural dos indivíduos, podendo ultrapassar o limite da informação para atingir o de formação, o presente ensaio discute o plano de formação de professores de Física no modelo 12 ª +1 em vigor na Universidade Pegagógica-Moçambique.
O ensaio compreende treze páginas incluindo os elementos pre-textuais e pós textuais. Na primeira parte introduz-se o tema, definem-se os objectivos e apresenta-se a metodologia que facilitou a sua execução. Na segunda parte desenvolve-se o tema, onde se discutem os assuntos relacionados com o plano curricular, comentários do autor e finalmente faz-se uma abordagem do enquadramento do plano curricular nas teorias curriculares. O trabalho termina com uma conclusão e referência bibliográfica.
Palavras chaves: Plano curricular, teorias curriculares, formação de professores, ensino de Física e reflexão.