REFLEXÃO PEDAGÓGICA

Por Marcio Gil de Almeida | 27/10/2015 | Educação

Um Caminho para a Construção da Lucidez Profissional de Professores com a Contribuição de Coordenadores/Supervisores Pedagógicos em sua Formação Continuada

 

 

Artigo Científico apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso como requisito parcial do Curso de Pós Graduação em Coordenação e Supervisão Escolar, pela UCAM/PROMINAS.




Marcio Gil de Almeida[1]

                                           RESUMO

 O pensamento dominante basilar neste artigo é utilização da reflexão pedagógica, como umcaminho para a construção da lucidez profissional de professores com a contribuição de coordenadores/supervisores pedagógicos em sua formação continuada,na qual se torna imprescindível para o avanço da qualidade do serviço educacional/didático do professor frente aos novos desafios deste século.Este artigo tem como objetivo aprofundar a reflexão para com a formação continuada de professores e de levantar possibilidades à formação continuada do professor, por meio de reflexão, como possível e viável com o direcionamento de coordenador/supervisor Pedagógico. Esta é uma porta para a construção de uma educação de qualidade aos alunos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como CHRISTOV (1998), GAUTHIER (2013), ALARCÃO (1996), CARBONNEAD (1993) e PERRENOUD (2000) entre outros, procurando enfatizar as possibilidades da formação continuada dos professores no ambiente escolar. Obteve-se uma reflexão aprofundada, promoveu-se o espaço da lucidez profissional no âmbito da formação continuada, levantando questões refletidas sobre teoria e prática, tipos e níveis de reflexões, atribuições do professor e coordenador/supervisor, atitudes coerentes de professores e modelos de formação continuada, autoformação etc.Portanto, conclui-se a presença da reflexão pedagógica se faz necessária, como também, é um instrumento fundamental na formação continuada de professores sob a orientação de coordenador/supervisor pedagógico levando, com base teórica no processo educativo formal para que aconteça  possibilidade de melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, no ambiente escolarque traza garantia por processo reflexivo crítico.

 Palavras-chave:Reflexão, Professor,Coordenador/Supervisor, Formação Continuada.

 

[1]Marcio Gil de Almeida, Licenciado em Pedagogia, Bacharelado em Teologia e pós-graduando em Coordenação Pedagógico e Supervisão Escolar.

[1]Marcio Gil de Almeida, Licenciado em Pedagogia, Bacharelado em Teologia e pós-graduando em Coordenação Pedagógico e Supervisão Escolar.

Artigo completo: