Refletindo a Avaliação de Aprendizagem num Contexto de Compromisso...

Por Alberan Leite de Araújo | 21/10/2016 | Educação

Refletindo a Avaliação de Aprendizagem num Contexto de Compromisso e Qualidade com a Educação Pública

Alberan Leite de Araújo[1]

RESUMO

Esse trabalho ressalta a importância da avaliação de aprendizagem executada de forma contínua e mediadora para uma educação de qualidade. Onde assume a característica de agregar valores, uma vez que utiliza a reflexão e o diálogo como meio de promoção do ensino e aprendizagem. Essa pesquisa se deu a partir de uma revisão bibliográfica e consultas a artigos científicos e tem como objetivo mostrar que a qualidade de ensino na educação pública tem uma relação estreita com o processo de avaliação, sendo ela um elemento imprescindível numa cultura escolar Portanto, refletir sobre o sistema educacional é também pensar sobre a avaliação nesse contexto, pois a mesma, não pode manter-se indiferente ou neutra face ao movimento da educação.

Palavras-Chave: Educação. Avaliação. Aprendizagem.

 

ABSTRACT

 

This work underscores the importance of learning assessment executed continuously and mediator for a quality education. Which takes on the characteristic of aggregate values, since it uses reflection and dialogue as a means of Promoting the teaching and learning. This research was from a bibliographic review and consultation with scientific articles and aims to show that the quality of teaching in public education has a close relationship with the evaluation process, it is an essential element in a school culture. Therefore reflect on the educational system is also thinking about assessment in that context, because it cannot remain indifferent or neutral, given the education movement.

 

Keywords: Education. Evaluation. Learning.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

 

Saviani (1980), em seus estudos comenta que: “A educação não é outra coisa senão o processo através do qual se constitui em cada individuo a universalidade própria da espécie humana”.

Assim, deve-se considerar que a educação é direito de todos e deve compreender as áreas cognitiva, afetivo-social e psicomotora.

Sendo a avaliação um processo contínuo que tem como finalidade a melhoria da aprendizagem dos alunos é imprescindível que essas áreas sejam devidamente alcançadas pela avaliação.

Faz-se necessário não restringir a avaliação apenas a um mecanismo de mensuração de conhecimentos adquiridos pelos alunos, mas promover articulação entre os processos de ensino e aprendizagem, estratégias e metodologias aplicadas. E para que isso se efetive a avaliação deverá ser bem planejada pelos professores e refletida pelos alunos, como contrapartida do processo.

Esse trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e consultas a sites na internet, artigos científicos, dissertações que abordaram temas relevantes sobre avaliação e suas atuações na educação. E tem como principal objetivo mostrar que a qualidade de ensino na escola pública tem relação estreita com o processo de avaliação que se executa, sendo ela um elemento imprescindível numa cultura escolar.

  1. DESENVOLVIMENTO

Segundo Luckesi (2002):

“O que costumamos chamar de avaliação, na realidade, são instrumentos de coleta de dados para a avaliação. Ou seja, aplicar provas, testes e realizar tarefas não são avaliar, e sim coletar informações que podem subsidiar a avaliação”.

A avaliação na realidade é um processo contínuo que parte desde o primeiro contato com os alunos e segue durante toda caminhada escolar. Para que o processo de avaliação adquira maior eficiência, é necessário que o educador primeiro reflita sobre a sua própria prática, o que implica melhorar suas atividades docentes, confrontando suas experiências pedagógicas com a realidade vividas no âmbito escolar. Dessa forma a avaliação será capaz de superar suas inconsistências, se tornando coerente e eficaz.

De acordo com Hoffmann (2005,p. 40):

“A avaliação, enquanto mediação significa encontro, abertura ao diálogo, interação. Uma trajetória de conhecimento percorrida num mesmo tempo e cenário por alunos e professores. Trajetos que se desencontram, por vezes, e se cruzam por outras, mas seguem em frente, na mesma direção”.

Diante desse contexto a avaliação assume dimensões mais abrangentes e passa a ter algumas características importantes dentro do processo de ensino e aprendizagem. O de conduzir a educação por um caminho harmonioso valorizando as relações interpessoais entre professores e alunos no convívio escolar, rompendo com os muros de uma educação rígida, fria e distante.

Segundo Depresbiteris (2001): o ponto fulcral da avaliação dos sistemas é a qualidade da educação. O problema é que quando se fala em qualidade vislumbra-se um amplo espectro de fatores, alguns mais explícitos em termos de critérios e indicadores, outros mais implícitos e, consequentemente, mais difíceis de serem mensurados.

[...]

Artigo completo: