Reduza em 30% os custos com Combustível da sua frota
Por Gestão de Frotas | 22/01/2010 | AdmOs custos associados aos combustíveis têm um grande peso no total dos custos das empresas. Considerando que o valor dos combustíveis ficará, com o tempo, cada vez mais elevado, torna-se urgente implementar medidas que permitam uma redução efectiva nos custos.
Realizámos estudos relativamente a este assunto e concluímos que a redução dos custos pode ser assegurada de diversas formas, entre as quais:
1) Poupança no preço de aquisição do combustível:
Através de comparadores de preços como o www.maisgasolina.com poderá sempre saber quais os postos com o combustível mais barato. Com base nesta informação abasteça nos locais mais baratos e poupe nos seus custos com combustível. A poupança real nos custos de aquisição de combustível pode chegar aos 10%.
2) Poupança de combustível através de uma gestão eficaz de frota:
A poupança, para ser efectiva, não deverá apenas passar pela boa aquisição do combustível, mas também pela optimização do consumo do combustível por parte dos funcionários da frota.
Através da implementação de um sistema de gestão de frotas via localização GPS irá conseguir controlar a todo o momento os movimentos e os custos das suas viaturas e dos seus funcionários, podendo assim detectar irregularidades.
Por exemplo, através do Inofrota (sistema de gestão de frotas da Inosat) é possível saber:
· A Localização em tempo real das viaturas
· Os quilómetros efectuados pelas viaturas dentro e fora do horário de serviço,
· As velocidades médias praticadas pelos diferentes condutores,
· O combustível gasto por cada viatura,
· O tempo despendido em cada tarefa,
· Qual a melhor rota para as visitas diárias,
Entre outras funcionalidades.
Todos estes métodos de controlo irão assegurar uma redução dos custos no combustível que pode chegar, segundo estudos efectuados por entidades independentes, aos 22%.
Como consequência, irá verificar um aumento na produtividade, e uma melhoria no serviço prestado pela sua empresa.
Seguindo estas duas técnicas conseguirá sem problema algum começar, desde logo, a poupar bastante nos custos com combustível da sua frota.