Redução de imposto sobre produtos industrializados
Por camila jandrey andreolla | 01/08/2012 | AdmImposto sobre produtos Industrializados é um imposto brasileiro, suas disposições estão escritas no Decreto 4544 de 2002, o mesmo incide em produtos estrangeiros e nacionais, sua alíquota varia de produto para produto, é o que diz o artigo, publicado no site do Ministério da Fazendo: “A Redução do IPI no primeiro quadrimestre de 2009”.
Segundo o site G1 (2012):“A redução do IPI para os produtos da linha branca foi anunciada pelo governo federal em abril de 2009, em meio à crise financeira internacional que reduziu o ritmo da atividade econômica e diminuiu o consumo por parte da população” Com menos impostos a intenção do governo foi de manter o consumo e preservar o nível de emprego.
Para que isto tivesse êxito o governo solicitou ainda que os produtos já em estoque fossem faturados novamente a fim de que tivessem sua alíquota reduzida e esta fosse repassada imediatamente ao consumidor. Através desta redução a renuncia que o governo fez foi de 173 milhões, afirma o Ministro Guido Mantega em pronúncia para o Jornal Estado de São Paulo (2012).
Ainda segundo o Ministro Guido Mantega na pronúncia para o jornal do Estado de São Paulo (2012) os setores beneficiados pela redução do IPI comprometeram-se em repassar as reduções para os preços cobrados dos clientes finais, além de elevação da quantidade de mão de obra tanto no setor de comercialização quanto no de produção. O site ainda salienta que a Secretaria de Acompanhamento Econômico da Fazenda acompanha a evolução dos preços desde a primeira desoneração concedida pelo governo e salienta que a redução dos preços ainda poderia ter sido maior.
O Ministro Guido Mantega ainda declara para o Jornal do Estado de São Paulo (2012) que o maior objetivo do governo foi de que uma camada maior da população tivesse acesso a estes produtos industrializados, segundo ele em torno de 60% da população não tinha acesso a máquinas de lavar ou tanquinhos, o que para ele justifica que este movimento de redução dos impostos e consequentemente redução nos preços finais faria a economia se movimentar.
O objetivo teve êxito e esta elevação pode ser contabilizada por lojas de varejo em todo o país. O site Web Artigos (2012) relata que as vendas dos produtos que tiveram queda no imposto subiram em torno de 20% enquanto seus preços tiveram redução de 8 a 13%.