Redes sociais para empresas
Por patricia mancini | 10/10/2012 | AdmUtilizadas por milhares de pessoas ao redor do mundo, as redes sociais caíram nas graças de muitas empresas. Interativas, dinâmicas e intimistas, elas criaram um tipo de relação entre empresas e clientes que há alguns anos não existia. Tanto que hoje, em empresas de criação de sites, por exemplo, já é possível encontrar profissionais específicos para essa função.
Para construir um relacionamento de qualidade e aprofundado, capaz de gerar ganhos diferenciados, a empresa que decidir entrar em alguma rede social deverá entender que a interação é uma constante nessa relação virtual e que o perfil na rede será um complemento do site corporativo existente. Caso você opte por uma empresa de desenvolvimento de sites para gerir a sua rede, fique atento e esclareça todas as dúvidas primeiro.
Antes de buscar alguma rede social, a empresa deve perguntar por qual motivo ela deseja aquilo. Outra coisa, o interessante não é participar de muitas redes, mas sim naquelas em que seu público/cliente estiver presente. Mais que números, foque em qualidade.
A empresa que opta por entrar em uma rede social acaba quebrando um paradigma na forma de se relacionar com o seu cliente. Essa não será uma forma de comunicação vertical. Estar presente nas redes sociais é estar preparado para dialogar, informar, receber elogios e também críticas.
Caso você ainda tenha receio em entrar no universo das redes sociais com sua empresa, saiba que ela – a empresa – poderá estar lá dentro mesmo que você não queira. Basta que pessoas citem a sua marca e produtos nas redes. Sendo assim, é mais interessante estar presente para acompanhar e, dependendo do caso, se defender e explicar possíveis maus entendidos.
Pense no assunto, entre nas redes, conheça a dinâmica das mesmas e teste as possibilidades antes de escolher a sua. Lembre-se que as redes sociais são ótimos canais de comunicação hoje em dia. Basta utilizar da melhor forma.