Redes Sociais Digitais Estratégia para o Marketing Digital

Por Gleidson Santos Silva | 24/04/2017 | Resumos

Desde de sempre o ser humano busca uma interação com outro ser humano, desde da idade da pedra com os desenhos nas  cavernas onde não havia comunicação, mas só simbologia demostrando o ocorrido, assim criando sociedades, culturas , o ser humano sempre teve essa necessidade de se comunicar , desde do surgimento do rádio, telefone , televisão, meios de propagações de informações, com o surgimento da internet , muitas pessoas viram a possibilidade de se comunicar com diversas pessoas culturas e sociedades do mundo  foi ai que surgiu as redes sociais, porém seu  começo  foi em 1969 com o desenvolvimento da tecnologia dial-up e o lançamento do CompuServe, um serviço de conexão da internet em nível internacional,  além disso com o envio do primeiro e-mail em 1971, esses forma os primeiros passos para a modernização de conectar , pessoas com interesses e vínculos em comum conectado numa rede, em 2000 com surgimento do  Fotolog e o Friendste que se baseava na publicação de uma foto junto com uma ideia, o conforme a sociedade foi se modernizando foi surgindo diversas redes sociais, para atender a necessidade de todos como Facebook , criado por Mark Zuckerberg em 2004, que trouxe grandes inspiração no mundo coorporativo. Demostrando que com tão pouco é possível criar um mundo de possibilidades ( CHIBÁS).

O presente trabalho irá demostrar, o que é redes sociais digitais na atualidade, as modalidades e os tipos de redes sociais, horizontais e verticais, sua aplicação na vida pessoal das pessoas e empresas, o gerenciamento das redes sociais das empresas seguindo o modelo estratégico do ciclo do marketing digital.

 O que são redes sociais digitais ? 

Atualmente a sociedade vem se conectando constantemente nas redes sociais, muitos buscam interatividade, distração, diversão, pois é  uma forma sucinta de se relacionar com outras pessoas, de forma que a comunicação seja local ou global, trazendo um mundo de possibilidades, tanto para empresas divulgarem produtos e alcançarem seu público alvo, quanto para pessoas comuns, que buscam se relacionar.

Segundo RECUERO (2013) “redes sociais digitais são constituídas por representações de atores sociais e suas conexões, e que podem ser comparadas a um bate papo como canal de comunicação, utilizado para expressão de sentimentos e ideias, manifestações e movimentos no meio digital”.

Além disso ADOLPHO (2011) acrescenta que “ São constituídas por integrantes com interesses em comum que formam uma comunidade com ligações e intenção de compartilhar conteúdo. Formando redes que, por acaso, se utilizam dos sites de Redes Sociais Digitais “

Ou seja são indivíduos, ou organizações que buscam algo em comum, como: parentescos, amizades, namoro clube do coração, profissões , hobbies , gastronomia, escola, bairro, produtos, serviços... São múltiplos os interesses assim gerando assuntos e criando bate papos, no final gerando relações entre si.

As redes sociais é uma representação da realidade, pois como dito anteriormente reúne pessoas e opinião num mesmo ambiente virtual, segue padrões comuns da sociedade como dito por Fritjof Capra “redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder.”

São integrantes ( pessoas ou organizações), com pensamentos ou convicções semelhante ou distinta, que busca algo em comum (  afinidade, parentesco, amizade, trabalho, clube...), criando assuntos e gerando laços entre si, assim criando comunidades ( grupos de pessoas que partilham, afinidades interesse, que convive na mesma sociedade, física ou virtual), fazendo ligações (laços e elo que existe entre pessoas) , com interesse de compartilhar ( partilhar , repartir, distribuir informação), trazendo experiências gerando conteúdos (texto, fotos, imagens vídeos, opiniões) assim como na vida real quanto na  virtual essas relações de conectividade entres as pessoas está ligadas desde dos primórdios da sociedade. Concluindo e mesclando todas relações apresentadas, redes sociais digitais, é ambiente onde integrantes, da comunidades se conectam  para conversar sobre assuntos e interesses em comum, criando laços e ligações entre si.

 Tipos de redes sociais digitais 

As redes sociais digitais, já fazem parte do cotidianos de muitas pessoas , pois estamos conectados 24 horas por dia, participando de uma ou mais redes sociais, são essenciais para todos, e existe muitas  redes sociais espalhada pelo mundo , cada qual com sua finalidade diferente e busca alcançar público alvo em diversos segmentos culturais e sociais.

Uma forma eficaz de diferenciar os tipos de redes sociais é separando cada segmento conforme a necessidade e preferência de cada usuário, como redes sociais horizontais que se baseia na conexão entre usuários sem ter uma temática definida ou um fim concreto, criando um ambiente virtual  de comunicação e compartilhamento de conteúdos, além disso pode-se  usada como estratégias para empresas que  busca um público amplo e não muito segmentado. Tipos de redes sociais horizontais são:

Facebook: Está direcionado   para as vidas pessoais de seus integrantes e permite socializar e manter o usuário conectado com amigos, recuperar contatos perdidos, compartilhar informações como fotos ou vídeos, links a páginas web e preferências, divulgação institucional de uma marca, relacionamento com cliente, até mesmo vendas online. Atualmente o facebook é a maior rede social do mundo com cerca de 1,5 bilhões de usuários cadastrados, além disso segundo CHIBÁS ORTIZ, o estilo do Mark Zuckerberg nos faz compreender e olhar o mundo de maneira diferente, assim como também começar a olhar a administração por outro ângulo: mais objetivo e ajustado ao momento e contexto atual.

 Twitter: Sua característica é a limitação de escrever textos de até 140 caracteres que podem ser lidos por qualquer um que tenha acesso a sua página. Utiliza-se para estar mais conectado aos amigos, relacionar-se com personagens públicos, conhecer as últimas notícias, comentar eventos ou notícias, como buscador em tempo real, buscar emprego e como ferramenta comercial.

Google+: Sua finalidade é compartilhar fotos, informações com os contatos do e-mail do Google e ligações. Contudo permite realizar vídeo conferências, mostrar uma apresentação ou compartilhar arquivos de seu computador e celular.

Pinterest: Focalizada no compartilhamento de imagens e sua plataforma assemelha-se a um quadro de inspirações, onde as imagens são temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. usuários podem compartilhar e gerenciar.

YouTube: A principio não era considerado uma  rede social, pois só se caracteriza em postagens de vídeos, porém ao longo do tempo foi incluindo cadastro de  diversos canais onde pessoas se inscreve  compartilham e comentam os vídeos postados ,criando uma rede de amigos com finalidade de se interagir, com a opção criada em 2016 de comunidade, onde os donos de canais podem se interagir com seu público de forma específica ou até mesmo uma marca explicar sobre determinado produto ou serviço 

Instagram: Permite compartilhar fotos vídeos e aplicar nelas efeitos fotográficos e visuais. 

Além dessas apresentadas existem diversas outras que apresenta as mesma finalidades, porém seu acesso só é possível com   dispositivos conectados a smartphone como, Whatsapp, Snapchat, Telegram, Badoo, Tinder, Waplog entre muitos outros sua finalidade são a mesma que das redes sociais digitais, porém com intuito mais específico e com mais agilidade para comunicação.

As redes sociais verticais, são mais segmentadas e tendem a agrupar pessoas com  interesses em comum, e são caracterizadas por ser mais sofisticadas com fóruns de discussões, artigos e debates referentes a um assunto específicos, exemplos de redes sociais verticais são:

LinkedIn: Sua utilidade é a criação de perfil que se baseia na criação de curriculum online, onde estabelece contato com profissionais e empresas estabelecendo novas relações comerciais, experiências profissionais  busca de  emprego ou participação em grupos de discussão.

 

 Goodreads: Assim como Skoob é uma rede social que tem como público alvo usuários que gostam de leitura, pois  permite criar uma estante virtual de livros com mais diversos tipos de temas, além de adicionar amigos que buscam o mesmo tema que o seu.

Ravelry: Rede social para “tecelões” e amantes das fibras e fios em geral. 

[...]

Artigo completo: