RECUPERAÇÃO DO CÓRREGO DAS PALMEIRAS ATRAVÉS DO USO DA GEOMORFOLOGIA
Por Dina Mara Martins | 05/04/2017 | GeografiaRECUPERAÇÃO DO CÓRREGO DAS PALMEIRAS ATRAVÉS DO USO DA GEOMORFOLOGIA
Dina Mara Martins
dina_mara001@hotmail.com
Introdução
Acredita-se que as aulas de campo desenvolvidas na disciplina de Geografia podem contribuir muito para o aprendizado dos alunos. Possibilitando a compreensão dos alunos a partir de um dado palpável, sobretudo através do conhecimento do meio onde o aluno está inserido na comunidade, e com isso contribuir para enriquecer a disciplina onde será utilizada a Geomorfologia, que visa dinamizar o trabalho do professor.
No trajeto os alunos vão passar próximo das margens do córrego onde poderão visualizar no em torno do mesmo áreas degradadas ou em processo de degradação o assoreamento do leito do Córrego e principalmente o acumula de lixo no mesmo, o professor poderá discutir com os alunos, de acordo com a situação atual da área, quais as ações de restauração que poderiam ser empregadas em cada caso.
A importância da Aula de Campo na Disciplina de Geografia
O trabalho de campo é muito importante na geografia, porque através dele será possível trabalhar o que se passa na teoria na pratica, ou seja, podemos trabalhar com os alunos a teoria no real.
Vários autores defendem a aula de campo como sendo de suma importância no desenvolvimento do aprendizado dos alunos tais como SUERTEGARAY, (2002), que defende que é preciso que ocorram mudanças na metodologia utilizadas entre professores e alunos, o mesmo cita que:
|
Roteiro de Aula de Campo que Visa a Recuperação do Córrego das Palmeiras
O trabalho de campo será realizado na micro bacia do Córrego das Palmeiras localizado no Bairro Rola Mão na cidade de Pinheiral como proposta educativa para a ”Escola Municipal Roberto Silveira”. O trabalho de campo será desenvolvido e utilizado no processo de ensino-aprendizagem, permitindo ir além da simples exposição e utilização mecânica dos conteúdos em sala de aula.
Esta micro bacia está localizada na área urbana de Pinheiral e apresenta problemas típicos das cidades implantadas às margens de rios e córregos. Os problemas já observados na área são: ausência da mata ciliar, impermeabilização do solo, esgoto sanitário lançado em seu curso, além de processos erosivos ao longo de suas margens e ao longo das encostas de seu vale fluvial (Informação Verbal “Secretaria de Meio Ambiente”).
FONTE: Imagem Google Earth, demonstrando o trajeto do Córrego das Palmeiras Até o seu Curso Final que é o Rio Paraíba do Sul.
O principal objetivo desse trabalho de campo é analisar a morfodinâmica da microbacia do Córrego das Palmeiras e pedir para que os alunos sugiram alternativas de recuperação das áreas identificadas como degradadas ou em processo de degradação.
- Os alunos farão uso de vídeos, data show, jornais e revistas em sala de aula antes da saída para aula de campo;
- Iniciar a aula a aula de campo fazendo uma introdução do assunto a ser abordado e dos objetivos a serem alcançados.
- Relembrar o assunto da aula passada para que haja uma ligação entre os conteúdos.
- A utilização de transparências, vídeos, jornais e revistas são importantes instrumentos para a fixação de conteúdos.
- Incentivos à leitura, uma vez que a mídia tomou o lugar da mesma, e realização de trabalhos Dirigidos em Grupo.
- O provimento de aulas de campo, conhecidas como atividade extra-classe, fornece um grande potencial para a aprendizagem, pois se trata da prática, do real, da experiência.
Conclusão
As experiências pessoais obtidas durante práticas de aulas de campo justificam a elaboração deste trabalho, em que pretendeu desenvolver uma discussão sobre os aspectos favorecedores partir da utilização destas atividades da geomorfologia nas aulas de campo da Geografia.
O trabalho de campo desenvolvido possibilitou os alunos a investigar, elucidar e dar significado a vários conceitos vistos em sala de aula e pesquisas de campo e bibliográficas construir seu conhecimento, percebendo dessa forma que as intervenções humanas no meio provocam destruição do Meio Ambiente. É preciso, portanto, o envolvimento e ações organizadas para recuperar e sensibilizar, a comunidade sobre as necessidades de preservação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SUERTEGARAY, D. M. A. 2002. Geografia e trabalho de Campo. In Geografia Física
Geomorfologia: uma (re) leitura. Ijuí: Editora da UNIJUI. (no prelo).