RECUPERAÇÃO DO CÓRREGO DAS PALMEIRAS ATRAVÉS DO USO DA GEOMORFOLOGIA

Por Dina Mara Martins | 05/04/2017 | Geografia

RECUPERAÇÃO DO CÓRREGO DAS PALMEIRAS ATRAVÉS DO USO DA GEOMORFOLOGIA

 

Dina Mara Martins

dina_mara001@hotmail.com

Introdução

 

Acredita-se que as aulas de campo desenvolvidas na disciplina de Geografia podem contribuir muito para o aprendizado dos alunos. Possibilitando a compreensão dos alunos a partir de um dado palpável, sobretudo através do conhecimento do meio onde o aluno está inserido na comunidade, e com isso contribuir para enriquecer a disciplina onde será utilizada a Geomorfologia, que visa dinamizar o trabalho do professor. 

No trajeto os alunos vão passar próximo das margens do córrego onde poderão  visualizar no em torno do mesmo áreas degradadas ou em processo de degradação o assoreamento do leito do Córrego e principalmente o acumula de lixo no mesmo, o professor poderá discutir com os alunos, de acordo com a situação atual da área, quais as ações de restauração que poderiam ser empregadas em cada caso. 

A importância da Aula de Campo na Disciplina de Geografia 

O trabalho de campo é muito importante na geografia, porque através dele será possível trabalhar o que se passa na teoria na pratica, ou seja, podemos trabalhar com os alunos a teoria no real.

Vários autores defendem a aula de campo como sendo de suma importância no desenvolvimento do aprendizado dos alunos tais como SUERTEGARAY, (2002), que defende que é preciso que ocorram mudanças na metodologia utilizadas entre professores e alunos, o mesmo cita que:

 
 
Este procedimento, como sabemos, não é exclusivo da pesquisa em Geografia, dele se apossam as mais diferentes áreas do conhecimento, sejam classificadas como exatas, da terra ou social. No entanto, consideramos necessário resgatar a discussão sob a óptica da produção do conhecimento, esta sem dúvida já iniciada. Desnecessário seria falar da fundamental importância do trabalho de campo na pesquisa geográfica. (SUERTEGARAY, 2002)
 

 

Roteiro de Aula de Campo que Visa a Recuperação do Córrego das Palmeiras 

O trabalho de campo será realizado na micro bacia do Córrego das Palmeiras localizado no Bairro Rola Mão na cidade de Pinheiral como proposta educativa para a ”Escola Municipal Roberto Silveira”. O trabalho de campo será desenvolvido e utilizado no processo de ensino-aprendizagem, permitindo ir além da simples exposição e utilização mecânica dos conteúdos em sala de aula.

Esta micro bacia está localizada na área urbana de Pinheiral e apresenta problemas típicos das cidades implantadas às margens de rios e córregos. Os problemas já observados na área são: ausência da mata ciliar, impermeabilização do solo, esgoto sanitário lançado em seu curso, além de processos erosivos ao longo de suas margens e ao longo das encostas de seu vale fluvial (Informação Verbal “Secretaria de Meio Ambiente”).

FONTE: Imagem Google Earth, demonstrando o trajeto do Córrego das Palmeiras Até o seu Curso Final que é o Rio Paraíba do Sul.

O principal objetivo desse trabalho de campo é analisar a morfodinâmica da microbacia do Córrego das Palmeiras e pedir para que os alunos sugiram alternativas de recuperação das áreas identificadas como degradadas ou em processo de degradação.

  • Os alunos farão uso de vídeos, data show, jornais e revistas em sala de aula antes da saída para aula de campo;
  • Iniciar a aula a aula de campo fazendo uma introdução do assunto a ser abordado e dos objetivos a serem alcançados. 
  • Relembrar o assunto da aula passada para que haja uma ligação entre os conteúdos. 
  • A utilização de transparências, vídeos, jornais e revistas são importantes instrumentos para a fixação de conteúdos. 
  • Incentivos à leitura, uma vez que a mídia tomou o lugar da mesma, e realização de trabalhos Dirigidos em Grupo. 
  • O provimento de aulas de campo, conhecidas como atividade extra-classe, fornece um grande potencial para a aprendizagem, pois se trata da prática, do real, da experiência. 

Conclusão

 As experiências pessoais obtidas durante práticas de aulas de campo justificam a elaboração deste trabalho, em que pretendeu desenvolver uma discussão sobre os aspectos favorecedores partir da utilização destas atividades da geomorfologia nas aulas de campo da Geografia.

            O trabalho de campo desenvolvido possibilitou os alunos a investigar, elucidar e dar significado a vários conceitos vistos em sala de aula e pesquisas de campo e bibliográficas construir seu conhecimento, percebendo dessa forma que as intervenções humanas no meio provocam destruição do Meio Ambiente. É preciso, portanto, o envolvimento e ações organizadas para recuperar e sensibilizar, a comunidade sobre as necessidades de preservação. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

SUERTEGARAY, D. M. A. 2002. Geografia e trabalho de Campo. In Geografia Física

Geomorfologia: uma (re) leitura. Ijuí: Editora da UNIJUI. (no prelo).